Um cachorro abandonado que trazia consigo inúmeros traumas teve sua vida transformada nos Estados Unidos. Resgatado por um grupo de proteção animal, ele havia sido descartado por seu antigo tutor e temia o contato humano.
Assustado, o filhote chorava desesperadamente enquanto os voluntários tentavam resgatá-lo. O medo de reviver os maus-tratos do passado o deixava desconfortável na presença daquelas pessoas que, mais tarde, ele descobriria que só queriam ajudá-lo.
Mas ninguém nunca havia o ajudado antes. Ele só conhecia o lado mais nefasto do ser humano e tinha se acostumado com ele. Por isso, levou tempo até o pequeno cão se livrar de seus traumas.
Encaminhado a um abrigo de proteção animal, o cachorro ganhou uma nova vida e, com ela, um novo nome: Dymka. Os cuidados que passou a receber, no entanto, ainda não eram suficientes para convencê-lo de que tudo estava bem. Toda vez que uma pessoa tentava tocá-lo, ele se encolhia e chegava até a urinar de pavor.
Seus problemas de saúde foram rapidamente curados. A dor da alma, porém, levou mais tempo. Entretanto, pouco a pouco Dymka foi se soltando e recuperando sua confiança nos humanos. Seu primeiro passo foi sair do canto do canil e abanar timidamente seu rabo.
Com o passar dos dias, ele finalmente aceitou, sem medo, o carinho de uma voluntária do abrigo. Por fim, com seus traumas curados, ele foi apresentado a outros cachorros e pôde viver a vida que sempre mereceu, livre de inseguranças.