Final feliz para a família do cachorro Hércules, que voltou para casa depois de ser resgatado pela Polícia Civil minutos antes de ser trocado por drogas em uma boca de fumo no bairro Papoco, em Rio Branco (AC). Ele voltou para os braços de seus tutores na última sexta-feira (11).
O animal foi levado de casa, no bairro Estação Experimental, por um homem e resgatado por uma equipe da Delegacia da 1ª Regional na quinta (10).
A dona de casa Fatima Gurgel, de 44 anos, tutora de Hércules, contou ao G1 que essa não foi a primeira vez que o cachorro é levado de casa. Segundo ela, ainda em janeiro deste ano foi preciso pagar uma recompensa de R$ 150 para conseguir recuperar o Hércules.
Ela relatou que na quinta-feira (10) foi para a chácara de uma irmã e deixou o animal em casa. Como na parte da frente do imóvel funciona um comércio, que é alugado, a pessoa responsável pelo local deixou o portão aberto e um homem entrou e levou o cachorro.
Quando o filho de dona Fátima chegou em casa no dia seguinte para colocar mais comida para o animal, percebeu que ele não estava. Foi quando a família começou a procurar por ele.
“Essa foi a segunda vez que levaram ele aqui de casa, fiquei arrasada, até perdi a esperança de encontrar. Divulguei na internet e procurei pelo bairro. Aí, quando soubemos que tinha sido resgatado, minha nora entrou em contato com o pessoal da ONG, eles fizeram uma entrevista comigo, pediram fotos dele e depois me devolveram, graças a Deus. Me senti feliz porque resgataram ele”, disse Fátima.
O resgate
Os policiais estavam na região do Papoco em diligências de outro caso quando flagraram um rapaz caminhando com o animal amarrado em uma corrente.
Os policiais abordaram o suspeito e ele ficou nervoso sem conseguir explicar direito o que estava fazendo. Segundo o delegado José Adonias, o rapaz confessou informalmente para os policiais que pretendia trocar o animal por droga.
“Ele não quis afirmar no interrogatório, mas, pelas circunstâncias, a gente constatou que iria trocar por entorpecentes. O pessoal estava em uma diligência verificando outro fato e viram esse rapaz em atitude suspeita com uma bolsa nas costas e um cachorro que, aparentemente, não era dele. E ele estava no bairro Papoco, onde tem muita boca de fumo”, afirmou o delegado no dia do resgate.
Adonias disse ainda que o rapaz afirmou que o cachorro estava solto na rua, que tinha tentado devolver para um homem, mas não conseguiu. Ele foi levado para a delegacia, ouvido e, como não tinha aparecido nenhuma vítima até então para fazer o flagrante, foi liberado no mesmo dia.
Após o resgate, o animal foi entregue para voluntários da ONG Patinha Carente, que devolveu o Hércules à família.
A tutora do animal disse que preferiu não procurar a polícia após recuperar o animal por receio. “Só quis ele de volta mesmo, porque tenho medo de denunciar essas pessoas”, disse.