A cena de um cachorro enforcado chocou moradores de Lajeado, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira (10). O animal, de pelo marrom com manchas pretas, foi encontrado morto ao lado do posto de saúde do bairro Santo Antônio. Criado há pouco mais de quatro meses, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Cmpda) vai investigar o caso.
Segundo Juliana de Paoli, funcionária administrativa do posto que acionou a prefeitura, foram pacientes que notaram a presença do cachorro.
“Hoje é dia de consulta pediátrica, então muitas crianças acompanhadas dos pais acabaram vendo essa cena. Todos estavam indignados com tamanha crueldade, sem sentido algum”, conta Juliana.
De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (Cczv) de Lajeado, Eléa Wessel, além de ter sido enforcado, o cachorro pode ter sofrido outras agressões. “Ele foi encontrado ainda com a corda no pescoço, mas também havia muitas escoriações, provocados provavelmente porque ele foi arrastado até ali. É pra coibir esse tipo de ato inaceitável que vamos tentar descobrir quem fez isso”, afirma Eléa.
Ainda conforme ela, não se sabe se o cachorro, de raça não definida, tinha tutor ou se vivia na rua. Segundo uma veterinária da prefeitura, a morte teria ocorrido há, no máximo, dois dias.
“As pessoas ficam chocadas e revoltadas, mas evitam se expor sobre o assunto. Precisamos mudar essa mentalidade e punir os responsáveis”, conclui Eléa.
Fonte: Zero Hora