O cãozinho Clefford nasceu com fenda palatina, uma má formação gestacional que ocorre por diversos motivos, e causa uma abertura anormal para dentro do nariz, por conta disso ele apresenta uma aparência um tanto diferente.
Segundo o portal Awebic, por causa da sua deficiência ele não conseguia se alimentar normalmente como os outros cãezinhos, sendo necessário uma alimentação especial para que ele não se machucasse. Por esse motivo, sua família tomou a decisão de entregá-lo a um abrigo.
Felizmente, o abrigo o recebeu e se responsabilizou por seus cuidados. Entre os voluntários que acompanhavam o animal estava Will Stolnberg, que trabalhava no local há cerca de um ano, quando o cachorro chegou.
Segundo Stoltenberg, na época que conheceu o animal, ele estava buscando um cãozinho para adotar e sempre ia a outros abrigos procurar, mas sempre acabava voltando para brincar com Clefford, como se tivesse uma força que lhe atraia até ele.
“Ele tem um sorriso contagiante e sempre parecia feliz em me ver quando eu passava por aqui. No final, eu apenas tive que adotá-lo. Eu queria dar a ele a vida que ele merecia e meses em um canil certamente não era isso”, lembra o rapaz.
Uma nova chance
Foi então que Stoltenberg tomou a decisão de adotar o cãozinho, quando o levou para casa percebeu que ainda havia grandes desafios para enfrentar, lidar com os seus traumas.
Por conta de tudo que passou, ele simplesmente tinha medo de tudo, principalmente de outras pessoas. Com isso seu novo tutor, teve que ser extremamente paciente com ele, auxiliando em suas dificuldades físicas e emocionais.
Não levou muito tempo para que as mudanças fossem percebidas, Clefford se transformou num cachorro animado e tagarela que falava com todos que passavam na rua.
Após um ano, teve que passar por quatro cirurgias para corrigir os problemas que a sua fenda palatina trazia. Graças aos procedimentos cirúrgicos, a fissura diminuiu bastante, tornando-a menos aparente, como também ajudando a não incomodar ao comer ração.
Ainda hoje ele possui uma arcada dentária inferior exposta, o que pode assustar algumas pessoas, mas logo a percepção delas muda ao se darem conta de que não passa de cachorro doce, meigo e bobo que só quer saber de brincar.
“Clefford é um cão muito brincalhão e amoroso e nada mais adora do que pegar um brinquedo e brincar com suas pessoas favoritas. Ele também vai dar uma patada em você quando estiver com sono para que você saiba que ele precisa de um cobertor para se aconchegar”, ressalta Stoltenberg.
Clefford é um bom exemplo de que você precisa olhar com os olhos no coração para conhecer direito as coisas que nos rodeiam.