EnglishEspañolPortuguês

Cachorra é resgatada por equipes médicas após devastação de ciclone asiático

14 de abril de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Animals in Disasters blog
Foto: Animals in Disasters blog

Uma cachorra vitimada pelo Ciclone Pam foi encontrada muito perto da morte e sem qualquer esperança em uma ilha sem acesso regular a cuidados veterinários. Muito doente e sem comer há mais de uma semana, a cadela também havia parado de beber quando foi encontrada, resgatada e conduzida aos cuidados veterinários. As informações são do site One Green Planet.

“Quando a vi pela primeira vez, ela estava, nas palavras de nosso veterinário: Nos momentos finais de sua vida”, dizem os responsáveis pelo resgate. Muito magra e com os ossos de seu esqueleto em evidência, ela estava deitada na grama ao lado de uma pequena estrada de terra e seu pequeno peito movia-se com cada respiração ofegante.

O veterinário Dr. Narisorn Pholpherm, imediatamente começou a apalpá-la, tentando determinar como poderia salvá-la. Segundo ele, ela estava gravemente desidratada, desnutrida e não conseguia levantar a própria cabeça. Dr. Pholperm diagnosticou como prioridade a hidratação, já que nas atuais condições ela estaria sem condições de recuperação, pois seu corpo estava tão fraco que não conseguiria metabolizar qualquer tipo de medicamento. Ele então começou injetando doses de glicose e em seguida deu-lhe água com uma seringa. Segundo os relatos, era possível ver a vontade com qual a cachorra bebia. Quando a glicose começou a fazer efeito, a vida começou a voltar novamente em seus olhos e com algum esforço, sua cauda começou a abanar novamente e isso foi encarado pela equipe como um importante gesto de esperança.

Com suspeitas de pneumonia por ter dormido muito tempo em lugares úmidos após a passagem do ciclone, a cachorra ganhou uma cama confortável e cuidados médicos veterinários adequados, outras doses de glicose a hidratação em intervalos regulares.

Foto: Animals in Disasters blog
Foto: Animals in Disasters blog

Com muito empenho e um pouco de sorte, durante a noite, com a ajuda e os cuidados dos profissionais veterinários a pequena filhote já estava se sentando novamente e reagindo bem ao tratamento. Embora instável nos pés dianteiros, em pouco tempo ela já era capaz de manter-se em pé e novos medicamentos para tratar pneumonia foram injetados, assim como mais glicose e água.

“Foi um alívio vê-la sentada ereta e abanando o rabo. Ela teve problemas para coordenar seus movimentos e sua cabeça ficou para trás, o que parecia ser a sua clara intenção de acariciar o Dr. Pholperm”, contam os responsáveis pelo resgate. “Ela estava muito sensível e fazia uma espécie de gemido de lamentação. Eu notei que ela era dócil e estava relaxada aos cuidados do veterinário e sempre levantava a cabeça com o melhor que podia para cada vez que era oferecida uma nova seringa de água ou novo tratamento”, acrescentam.

Foto: Animals in Disasters blog
Foto: Animals in Disasters blog

Steven Clegg, o gerente de operações de desastres na região da Ásia no Pacífico, fez uma visita e colocou a mão sobre ela, o que pareceu confortável e a relaxou novamente. Ela só queria algum contato e cuidado. Os médicos estavam muito felizes de vê-la melhorando sua saúde e decidiram chamá-la de “Pam”.

Um ótimo trabalho foi realizado para salvar Pam, não é possível prometer que ela vá sobreviver, mas é certo que existe uma equipe muito dedicada de pessoas cuidando desses animais pelo mundo, pessoas como estas que a resgataram e promoveram sua recuperação, que fazem o melhor, através de cuidados imediatos e tratamento veterinário, bem como educar tutores sobre como podem ajudar esses animais.

aa
Foto: Animals in Disasters blog

Você viu?

Ir para o topo