Ninguém sabe exatamente há quanto tempo Marty, o burro, não conseguia se mexer. Há pouco tempo, Marty morava em uma estrada na região de Múrcia, na Espanha. Ele passava o tempo todo sozinho em um pequeno pedaço de terra e não via outro burro há anos.
Quando um socorrista finalmente chegou para ajudar Marty a ficar de pé, estava claro que ele mal conseguia se levantar.
Quando os socorristas olharam para as extremidades de suas pernas, identificaram o porquê: seus cascos estavam terrivelmente cobertos de vegetação, forçando seus pés ficarem em posições torcidas.
Marty não conseguia andar sem dor. Ele também estava desnutrido por ser alimentado apenas com pão e lixo por “seu tutor”.
A polícia alertou o socorrista local Rod Weeding, cofundador do Centro de Resgate Easy Horse Care (EHCRC) na região de Alicante, sobre esse burro negligenciado, e Weeding chegou para ajudá-lo.
Wedding conseguiu acalmar Marty e convencê-lo a se levantar. Quando ele o fez, Marty saiu de sua antiga casa para sempre.
Assim que chegou ao santuário, Marty recebeu um balde de comida fresca. Depois que ele percebeu que havia outros burros como ele ao seu redor, ele começou a chamá-las – e ele provou ter uma voz bastante forte.
“Apesar desses abusos, ele é um rapaz de natureza muito gentil”, escreveu o EHCRC. “Faremos tudo o que pudermos para reabilitá-lo e oferecer a ele uma qualidade de vida boa e sem dor”.
A princípio, Weeding não tinha certeza se Marty seria capaz de andar sem dor.
Depois que o ferrador veio aparar seus cascos, o prognóstico de Marty passou de incerto a incrivelmente positivo.
“Surpreendentemente, isso funcionou”, disse Sue Weeding, co-fundadora do EHCRC, ao The Dodo. “Todo mundo está realmente muito surpreso. Ele se move absolutamente normalmente”.
Mas, tão animado quanto Marty é, ele ainda precisa de tempo para curar.
“Ele está muito interessado em sair para a área aberta e conhecer todo mundo”, disse Sue Weeding. “Ele está cheio de energia. Só precisamos de um pouco mais de tempo para que seus ligamentos e tendões voltem ao normal”.
Marty está mostrando aos seus socorristas que ele é capaz de correr – e ele está usando apenas sapatos de plástico temporários enquanto se recupera dos tais cascos retorcidos.
“Ele fica muito, muito determinado mesmo, quando vê outro burro ou cavalo”, disse Sue Weeding. “Ele fica animado e quer estar com eles.”
Em breve, Marty estará pronto para o futuro brilhante e feliz que ele tem pela frente.
“Ele levará uma vida completamente normal aqui na Easy Horse Care”, disse Sue Weeding, “assim que pudermos deixa-lo se juntar a seus amigos”.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.