No início da tarde desta sexta-feira, moradores da quadra 06, em um bairro do distrito de Primavera, município de Rosana – extremo oeste do Pontal do Paranapanema, em São Paulo – descobriram uma jaguatirica no alto de uma árvore. O animal, um macho já adulto, estava acuado pelos cães e bastante assustado.
Os moradores acionaram o Corpo de Bombeiro de Primavera e relataram o fato. Uma equipe foi designada para a captura do animal. Foram mais de duas horas de trabalho e cuidado para capturá-lo sem causar-lhe nenhum ferimento e sem oferecer riscos aos moradores.
O Sargento Reginaldo Premori Caraffa, comandante interino da 3ª base de Bombeiros, sediada em Rosana, coordenou a operação que contou com duas viaturas e cinco bombeiros. “Nossa preocupação era de capturar o animal sem oferecer nenhum risco nem para o animal, nem para os moradores. Com um jato de água conseguimos fazê-lo descer da árvore e, em seguida, o capturamos com a ajuda de uma rede”, disse o comandante.
“Estamos em uma região cercada por grandes rios, com matas de preservação permanente. As fortes chuvas que caíram recentemente provocaram inundação e as cheias devem ter sido o principal motivo que provocou a migração do animal para o perímetro urbano”, afirmou o sargento.
Atendendo a orientação da bióloga que cuida do parque, a onça será devolvida ao seu habitat natural. “Nós vamos levá-la para o Parque Estadual Morro do Diabo, conforme a bióloga Andréia nos orientou”, disse o sargento.
Fonte: Terra