Depois de meses de testes, finalmente um grupo de cientistas da Queen Mary, Universidade de Londres, anunciou nesta quarta-feira que animal recebeu o título de “O Inseto Mais Forte do Mundo”. Os besouros da espécie Onthophagus taurus foram os eleitos, por conseguirem puxar uma carga de 1.141 vezes o seu próprio peso – o equivalente a uma pessoa conseguir puxar seis ônibus lotados de carga.
Um dos pesquisadores do estudo, o cientista Rob Knell, atribuiu a força dos besouros ao seu comportamento sexual. “Insetos são conhecidos por desempenhar performances surpreendentes de força. O exercício ocorre devido à sua vida sexual, tão curiosa. As besouros fêmeas desta espécie cavam túneis debaixo de uma superfície de esterco, onde os machos as encontrarão. Se um macho entra num túnel já ocupado por outro, eles lutam num embate forte de chifres, enquanto um tenta se livrar do outro”.
A equipe do Knell testou a capacidade dos besouros de resistir a um rival, medindo a quantidade de força necessária para empurrá-los de seus buracos. Os resultados foram publicados na revista “Proceedings of the Royal Society B”.
Segundo Knell, há escaravelhos machos que não lutam por fêmeas. “Eles são menores, mais fracos e não apresentam chifres como os machos maiores. Mesmo quando alimentados, não crescem mais fortes. Por isso sabemos que a força não tem a ver com a dieta. Por outro lado, têm testículos enormes comparados ao tamanho do corpo e espermas mais potentes. Conseguem procriar porque esperam uma distração do macho mais forte para cruzarem com as fêmeas”.
Fonte: O Globo