Para evitar que o mamífero asfixiasse, uma mulher foi gravada pegando água do mar com um balde e jogando sobre ele.
A rotina durou por cerca de vinte minutos até a chegada do Serviço de Parques e Vida Selvagem de Queensland, cujos socorristas usaram uma corda especial para puxar a baleia-anã (ou baleia-de-minke) de volta à água.
“Ela estava em boas condições de saúde e graças à empatia dos banhistas, pôde ser resgatada sem maiores complicações. Nós a guiamos de volta ao mar profundo, onde ela desapareceu da nossa vista”, disse um oficial do Serviço ao portal Newsweek.
O resgate ocorreu na Praia Hervey Bay
Um vídeo, feito pelo adestrador de cobras Drew Godfrey, mostra os socorristas guiando a baleia para o mar com a maré alta.
Nas imagens, podemos ver também que uma vez que a baleia é guiada com sucesso para o alto-mar, ela rapidamente começa a bater a cauda, para submergir e mergulhar mais fundo.
Ao fundo, os banhistas podem ser ouvidos aplaudindo o mamífero e comemorando o salvamento bem-sucedido.
“Foi um momento muito emocionante, onde nosso espírito comunitário e nossa empatia para com os animais foi testado de forma real. Sem dúvida, uma experiência maravilhosa”, disse Drew.
As baleias-anãs, que não correm risco de extinção, podem ser encontradas em águas temperadas e mais quentes do hemisfério sul.
Fonte: Razões para Acreditar