EnglishEspañolPortuguês

Baleia morta só deve ser removida de praia do ES na segunda-feira

8 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

A baleia Jubarte que foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (7), na Praia da Baleia, em Vila Velha, ES, só deve ser removida na segunda-feira. O trabalho será realizado pela prefeitura do município e estava marcado para a manhã deste sábado (8), segundo o Instituto Orca, mas até o final da manhã, ninguém compareceu ao local. A prefeitura informou que a remoção foi adiada para segunda-feira porque precisa de uma máquina maior – uma escavadeira.

Baleia morta só deve ser removida de praia do ES na segunda-feira (Foto: Divulgação/Instituto Orca)

O diretor do Instituto Orca, Lupércio Barbosa, apontou vários complicadores para a retirada do animal do local. Segundo ele, a carcaça é grande e precisa ser retirada inteira, já que está em decomposição e há risco de contaminação. A areia da praia é grossa e também dificulta o trabalho, já que há risco de atolar a máquina.

“Estamos disposto a orientar a prefeitura para a melhor forma de retirar o animal. Será necessário uma máquina grande. A carcaça não poderá ser cortada, pois o estrago para o meio ambiente será enorme e há risco de contaminação, pois há muitas bactérias”, explica o diretor.

O cheiro é muito forte e piora com o passar do tempo. O diretor do Instituto Orca orienta a população a não se aproximar do animal, pois há risco de contaminação por bactéria.

A Prefeitura de Vila Velha informou que, como a baleia pesa cerca de 15 toneladas, será necessário uma escavadeira para a remoção. A máquina já está sendo providenciada e os trabalhos estão marcados para a segunda-feira (10).

Baleia

De acordo com o Instituto Orca, a baleia é adulta, da espécie Jubarte, e mede aproximadamente 13 metros. O animal encalhou na noite desta quinta-feira (6), na orla de Ponta da Fruta, em Vila Velha, por volta de 20h30.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo