EnglishEspañolPortuguês

ENCALHES

Baleia-jubarte é encontrada morta encalhada em praia de Imbé (RS)

20 de dezembro de 2021
Kauana Kempner Diogo I Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Divulgação / Secretaria Municipal de Obras e Viação de Imbé

Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada morta na praia de Imbé, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Segundo a prefeitura da cidade, o mamífero encalhou nas proximidades da guarita 132, entre as avenidas Garibaldi e Santa Rosa.

Segundo informações do portal Gaúcha ZH, na quarta-feira após ser acionada a prefeitura realizou a retirada do animal, utilizando uma retroescavadeira e sob supervisão de técnicos da Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Tramandaí (Patram), equipes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV).

Em razão do estado de decomposição, o enterro da baleia precisou ser feito na própria areia da praia. De acordo com o biólogo do Ceclimar, Maurício Tavares, a jubarte é uma das espécies presentes no Litoral Gaúcho, e nos últimos anos o aparecimento de animais mortos tem sido cada vez  mais comum.

“Isso está acontecendo pela recuperação do estoque dessa espécie no mundo, principalmente esse estoque do nível do Atlântico Sul Ocidental. Depois que cessou a caça das baleias na década de 1980, a espécie começou a se recuperar lentamente e, hoje, está quase chegando ao patamar populacional que tinha antes da caça comercial”, coloca Tavares.

Orientações 

A Prefeitura de Imbé orienta que, ao encontrar animais marinhos na faixa de areia, as pessoas podem contatar a Patram pelo telefone (51) 3661-4620. No caso de encontrar animais mortos na praia devem avisar o Ceclimar, de preferência com foto e local, através de aplicativos de mensagens ou ligando no telefone (51) 99625-3179.

Não é recomendável tentar remover o animal da praia por conta própria, alimentá-los ou movê-los de volta à água e tocar nos animais, pois eles podem transmitir doenças.

Você viu?

Ir para o topo