Na última terça-feira (14), uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada morta em Florianópolis (SC). Moradores da região registraram a cena que chamou a atenção.
Conforme a Associação R3 Animal, o corpo do animal estava encalhado na areia entre as praias do Campeche e Morro das Pedras. Uma das moradoras visualizou o mamífero e acionou apoio.
Segundo o portal do G1, uma equipe da associação, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi até o local e realizou a necropsia do mamífero macho, que media 5,78 metros de comprimento.
Não foi possível identificar a causa da morte devido ao alto grau de autólise, com auxílio de uma máquina retroescavadeira da prefeitura, o cadáver foi enterrado na praia.
“Observando o tamanho, pode se tratar de um filhote dessa temporada”, avalia a médica veterinária Marzia Antonelli.
O que fazer ao encontrar um animal marinho morto ou debilitado?
A orientação da associação, é que as pessoas ao avistarem um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitado ou morto na praia, entrem em contato com o telefone 0800 642 3341. O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) fica no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis.