Uma baleia-jubarte de oito metros morreu encalhada em Guaratuba, no litoral do Paraná, na segunda-feira (26), de acordo com o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Conforme informações do centro, o animal foi encontrado com uma rede de pesca presa na cabeça. E logo após encalhar, a baleia morreu.
De acordo com o CEM, o animal tinha marcas de rede em outras partes do corpo e encalhou com o ventre para cima na área de arrebentação do mar.
Uma necropsia será realizada para identificar a causa da morte do animal.
A carcaça de outra baleia-jubarte tinha encalhado no litoral do estado no domingo (25). O animal morreu na praia do Parque Nacional de Superagui, em Guaraqueçaba.
A equipe do Centro de Estudos do Mar (CEM) esteve no local e averiguou que a baleia tinha ferimentos pelo corpo causados por redes de pesca.
O centro afirma que seis baleias encalharam nas praias do litoral do Paraná em três meses.
Segundo o centro, há uma maior incidência de baleias-jubarte na região nesta época do ano, pois é neste período que os animais migram da região da Antártica, onde se alimentam no verão, até o litoral da Bahia, onde elas se reproduzem.
De acordo com o Instituto Baleia-Jubarte, os encalhes estão ocorrendo por diversos motivos, entre eles morte natural, aproximação dos animais à costa e aumento da interação destes com redes de pesca e embarcações, causando assim grandes riscos de colisão com os barcos e navios.