Policiais militares ambientais salvaram uma baleia que ficou presa em uma rede de pesca na quinta-feira (22), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo a PM Ambiental, a ocorrência foi atendida por PMs da Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do Estado de São Paulo, subordinada ao 3° BPAmb.
Os agentes faziam patrulhamento pelo Parque Estadual Xixová Japuí, na altura de Praia Grande, quando avistaram o animal. A equipe levou cerca de uma hora para soltar totalmente a baleia, que foi identificada como da espécie jubarte, da rede de pesca.
Ao se aproximarem, os PMs verificaram que a rede estava enroscada nas nadadeiras e cauda do mamífero, e que o cabo da rede dava voltas no corpo do animal.
Os PMs realizaram uma operação complexa, de imediato foi realizado o procedimento de interação com a baleia e, após uma hora, conseguiram libertar totalmente o animal, que seguiu em direção oposta à costa.
Segundo a PM Ambiental, o animal estava suportando o peso de 1 km de rede de pesca, bem como duas âncoras. Todo o petrecho, que não possuía identificação, foi recolhido e apreendido.