Ativistas em defesa dos direitos animais irão se reunir hoje (30) na entrada do Bioparque (Zoológico do Rio de Janeiro) para realizar uma manifestação contra o isolamento de girafas trazidas da África.
Os militantes irão participar do protesto e pedem explicações sobre a morte de três girafas, que vieram a óbito após uma fuga. Estarão presentes o Grupo GAIA (Grupo de Ativistas Independentes pelos Animais), a atriz e ativista Alexia Dechamps, que convidou amigos e apoiadores para o ato, e também diversos ativistas que lutam pelos direitos animais do Rio de Janeiro e estados vizinhos.
Um grupo de dezoito girafas foi trazido para o Brasil no dia 12 de novembro de 2021, em um Boeing 747-200 cargueiro, pelo Grupo Cataratas, que é responsável pelo transporte dos animais. As girafas vieram de Joanesburgo, capital da África do Sul.
Os animais foram deixados em quarentena no Resort e Safári Portobello, em Mangaratiba, na Costa Verde fluminense. Durante esse período, uma operação de manejo culminou na fuga de três girafas que morreram logo após a recaptura.
Segundo o Ibama, as 15 girafas que permanecem sob os cuidados da entidade estão vivendo em um ambiente inadequado e reduzido, violando as diretrizes de bem estar e manejo dessa espécie. Além disso, os animais estão em um galpão que não tem acesso a luz solar.
Das quinze girafas que seguem resistindo em cativeiro, três ficarão no Bioparque, e as outras serão vendidas para outros zoológicos do país.