Apesar de ter incluído alguns itens veganos em seu menu, Oliver não se tornou um grande “amigo” dos veganos. O chef chegou a dizer uma vez que os veganos os incomodam, mas que apesar disso também se importa com eles.
Durante uma manifestação, na última sexta-feira (29, quando ativistas veganos entraram um restaurante do chef Jamie Oliver, em Brighton, a polícia armada foi acionada e compareceu até o local.
Os membros da DxE seguravam cartazes, flores e um leitão falso em um prato. Cerca de 25 pessoas entraram no restaurante e fizeram discursos.
“Gostaríamos que todos pensassem sobre quem estão comendo. A forma como a carne animal é apresentada e anunciada faz com que seja fácil esquecer que eles já foram um animal, e muito menos que eles tinha um pensamento, sentimento individual “.
A DxE alega que a polícia chegou cerca de 15 minutos após o início do protesto. Um ativista afirma que um policial empurrou um deles para o chão e quando o membro se levantou dois policiais o empurraram novamente e ameaçou prendê-lo.
De acordo com a Polícia de Sussex, as autoridades não estavam armadas e que nenhuma prisão foi feita.
A DxE
“Este é um movimento de justiça social”, disse uma porta-voz da DxE Brighton em um comunicado.
“Estamos aqui para falar contra a opressão de nossos companheiros animais que são usados e maltratados, cujos gritos não são ouvidos ou caem em ouvidos insensíveis.”
“Estamos aqui para lançar luz sobre o porco de cinco meses assustado enviado para o abate, a vaca leiteira que teve seu bebê roubado e morto, o cordeiro cuja garganta foi cortada, o peixe que é retirado da água e sufocado. Estamos lutando pela libertação animal.”