EnglishEspañolPortuguês

MENOS CRUELDADE

Armadilhas de cola contra ratos são banidas na Escócia

Esse é o terceiro país do Reino Unido a banir o método que ainda é legal no Brasil, mas pode ser substituído por opções mais éticas

26 de março de 2024
Júlia Zanluchi
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: ThamKC | Adobe Stock

Ativistas pelos direitos animais estão comemorando a notícia de que as armadilhas de cola cruéis finalmente foram proibidas na Escócia, salvando a vida de muitos animais.

Essas armadilhas, que fazem com que os animais fiquem presos ao papelão por uma cola forte até morrerem de fome, susto ou serem assassinados, estão proibidas sob o Projeto de Lei de Gestão da Vida Selvagem e Queimada da Escócia, que passou por sua votação final.

Segundo ativistas, as armadilhas de cola não discriminam. Isso significa que enquanto as pessoas podem querer pegar ratos e camundongos, que também merecem ser tratados com humanidade, elas também podem pegar pássaros, sapos e até mesmo gatos.

A Escócia se une à Inglaterra e ao País de Gales na proibição das armadilhas de cola cruéis. Gales foi o primeiro a proibi-las, no final de junho de 2023.

Além de tornar Gales a primeira nação do Reino Unido a proibir armadilhas de laço, tornou-se a primeira a introduzir uma proibição completa de armadilhas de cola.

Enquanto isso, a Inglaterra proibiu o uso de armadilhas de cola em 2022 com a Lei de Armadilhas de Cola. Essa lei provavelmente entrará em vigor em breve, com previsão para julho deste ano.

Segundo a PETA, as armadilhas de cola são um dos métodos mais cruéis de controle de roedores. Entre os animais afetados estão ratos, camundongos, pássaros, sapos, ouriços e até mesmo gatos, uma morte prolongada, aterrorizante e dolorosa.

“Os animais podem sufocar quando seus narizes e bocas ficam presos na cola, lutam até o ponto de exaustão tentando se libertar ou até mesmo mordem seus próprios membros em uma tentativa desesperada de liberdade e acabam morrendo por perda de sangue”, disse a organização em comunicado.

Maneira ética de tirar esses animais de sua casa

Infelizmente, a armadilha de cola ainda é legalizada e comum no Brasil. Mas existem maneiras éticas e menos prejudiciais de tirar e prevenir que esses animais entrem em sua casa.

Normalmente, ratos e camundongos se reproduzem o ano todo, então eles podem estar procurando lugares de nidificação aconchegantes a qualquer momento do ano.

Como os roedores geralmente evitam correr em espaços abertos, qualquer brecha, mesmo que pequena, ao longo das paredes ou escondida em um canto deve ser considerada um ponto fraco.

Uma diferença importante entre camundongos e ratos em seus hábitos de nidificação é que os ratos tendem a escavar; cavando sistemas extensos sob edifícios, cercas e decks, enquanto os camundongos constroem ninhos em áreas cobertas e destroem materiais macios como papelão ou papel para criar camas.

Uma das melhores coisas a usar em sua casa para bloquear pontos de entrada potenciais é a palha de aço, pois os dentes dos roedores são incapazes de mastigá-la. Buracos maiores podem ser preenchidos com cimento ou chapas de metal e as saídas de ar cobertas com tela metálica. Não se esqueça de esconder qualquer coisa que possa servir como material de nidificação também.

Para lidar com visitantes indesejados em nossas casas, os métodos comuns incluem armadilhas repulsivas, veneno e armadilhas elétricas – todos os quais resultam em mortes lentas e dolorosas e são completamente ineficazes para lidar com o problema principal e desencorajar outros intrusos em potencial.

Torne um hábito limpar migalhas, limpar superfícies, selar recipientes de alimentos e armazenar corretamente o lixo, e todas essas coisas ajudarão a impedir que os roedores entrem em sua casa em primeiro lugar.

Você pode usar armadilhas vivas, repelentes elétricos, óleo de hortelã-pimenta ou amônia, mas é necessário ser tão persistente quanto os pequenos bichos e não desistir. Se começar a sentir que as armadilhas humanitárias e os repelentes não estão funcionando, é provável que não tenha usado o suficiente ou ainda existam brechas que levam a uma maneira de entrar em sua propriedade a serem encontradas.

Também pode ser que você esteja colocando-os no lugar errado. Não se esqueça, ratos e camundongos gostam de ficar perto de paredes e bordas.

Finalmente, se você capturar um roedor, liberte-o a uma boa distância de sua casa. É importante manter-se dentro de um raio de 90 metros de onde foram encontrados, pois os animais que são relocados além de sua área natural podem ter dificuldade para encontrar comida, água e abrigo; então simplesmente coloque mais isca e substitua a armadilha.

    Você viu?

    Ir para o topo