Um aquário do Japão está explorando enguias para acender uma árvore de Natal. Os animais ficam presos em um tanque e liberam descargas elétricas que acendem mais de dois mil pontos de luz.
O Aquário de Toba fica província de Mie e escolheu inovar de uma maneira nem um pouco ética. Os funcionários do local conectaram uma árvore de cinco metros de altura a um tanque com as enguias elétricas gigantes (Electrophorus electricus), conhecidas no país como denki.
Essa crueldade é repetida anualmente e os animais ficam sob fortes luzes artificiais para ‘trabalharem’ por mais tempo. Cinco animais estão sendo explorados nessa ação totalmente desnecessária. As enguias liberam energia conforme se alimentam, e naturalmente, isso acontece poucas vezes ao dia.
A enguia-elétrica, também conhecida como peixe-elétrico, poraquê ou apenas enguia, libera a descarga elétrica para atacar suas presas, quando estão em seu habitat. Os choques na água provocam a contorção de peixes escondidos, e dessa maneira, elas conseguem localizar suas vítimas com facilidade e se alimentar.
As enguias-elétricas tem como característica o corpo de serpente e a cabeça achatada. Elas medem entre 1,8 e 1,5 metros e são nativas das bacias dos rios Amazonas, no Brasil e Orinoco, na Venezuela.