EnglishEspañolPortuguês

ASSINE A PETIÇÃO

Após sofrer diversos ciberataques, ANDA lança manifesto para pedir apoio e denunciar ameaças

4 de outubro de 2022
Vivian Guilhem | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:

Após ter sofrido cinco graves ataques hackers no portal de notícias e outros seis nas redes sociais em menos de quatro anos, a ANDA lança hoje (04/10) uma petição online na plataforma Change.org para denunciar as ameaças e chamar atenção para a perseguição que vem sofrendo por defender os direitos animais e da natureza.

A ANDA é o primeiro veículo jornalístico do mundo que combate a violência social e a destruição do meio ambiente a partir da defesa dos direitos animais. Difundimos na mídia os valores universais de uma nova cultura, para uma nova sociedade – ética,  justa, pacífica e preocupada com a defesa e a garantia dos direitos animais e da natureza.

No último dia 17 de setembro, a ONG sofreu um novo sério ataque, tendo seu site roubado e derrubado por 24 horas. No mesmo dia, as contas do Instagram e Twitter também foram invadidas. Sendo que a segunda ainda não foi recuperada até a atualização desta matéria.  Todas as  publicações do Twitter foram apagadas e este ano o canal do Youtube foi também invadido e apagado.

A ANDA recebeu manifestações de apoio da Rede Nacional de Combate à Desinformação, do Eurodeputado dos Verdes Francisco Guerreiro, do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), do Grupo Vítimas Unidas, presidido por Maria do Carmo Santos, que repudiaram os ataques, do Vereador Prof° Toninho Vespoli e do Coletivo Animais em Pauta.

As ações contra ANDA são também contra à democracia, à liberdade de imprensa, ao ativismo, ao terceiro setor, às mulheres. Atacar a ANDA é atacar também os direitos animais, à natureza e consequentemente, os direitos humanos.

A ONG precisa da ajuda de todos. Assine o manifesto, compartilhe e apoie a ANDA clicando AQUI.

Apoios

O Sindicato dos Jornalistas em conjunto com a Federação Nacional dos Jornalistas publicaram uma nota em solidariedade à ANDA e à presidente, a jornalista Silvana Andrade:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam solidariedade à jornalista Silvana Andrade, presidente da Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda), e protestam contra os ciberataques de que essa ONG tem sido alvo. As ameaças e invasões virtuais são decorrentes das posições da Anda, contrárias a medidas do governo federal, tais como a liberação de caça, facilitação da emissão do CAC (Certificado de Registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador), regulamentação de vaquejada, incentivo ao armamento, ao desmatamento, à invasão de áreas indígenas e liberação de agrotóxicos. Leia na íntegra.

Em nota, o Grupo Vítimas Unidas, presidido pela professora doutora e ativista de direitos humanos, Maria do Carmo Santos, manifestou sua indignação com os ataques: “repudiamos todos os tipos de violência a qualquer ativista, principalmente a uma ativista como a jornalista Silvana Andrade, presidente da ANDA, que tem um trabalho enorme em defesa dos animais e do meio-ambiente. É inadmissível vivermos em um país onde temos hoje muitos defensores de direitos humanos, animais e ambientais como Silvana nesta situação. Não podemos aceitar que sejam atacados, vítimas e perseguidos. Isto é inconcebível em uma sociedade democrática de direito. A ANDA conta com o apoio total e irrestrito do Vítimas Unidas para o que precisar”.

Em publicações no Twitter, o Vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) falou dos ciberataques e reforçou seu apoio e defendeu a participação ativa da ANDA na causa animal, destacando algumas das lutas contra medidas do atual governo: “Minha total solidariedade à jornalista Silvana Andrade, presidente da Agência de Notícias de Direitos Animais – ANDA, que vem sofrendo ciberataques.”

“Tais ameaças covardes são motivadas pelos posicionamentos da ANDA contrários às medidas do governo federal, como a liberação da caça, bem como regulamentação de vaquejada, reconhecimento do rodeio como atividade cultural, incentivo ao desmatamento e liberação de agrotóxicos.”

“Repudio as ameaças sofridas pela idealizadora da ANDA e destaco a importância de sua atuação travada na luta pela diversidade, pelo ecossistema e toda forma de vida! Não esmoreça, companheira de luta, Silvana. Você não está sozinha e pode contar comigo e com meu mandato.”

Outro apoio importante que a ANDA recebeu foi do Coletivo Animais em Pauta, em sua página do Facebook. O grupo também repudiou as ameaças e prestou solidariedade à presidente da Organização:

 “O COLETIVO ANIMAIS EM PAUTA externa sua total solidariedade à jornalista Silvana Andrade, presidente da Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda), e repudia veemente os ciberataques que essa ONG tem sido alvo. As ameaças e invasões virtuais decorrentes de um posicionamento ético e pontual. A jornalista e idealizadora da ANDA, vem continuamente, sendo vítima das mais variadas formas de intimidações, além dos ataques virtuais e das ameaças nas redes sociais. CONTE CONOSCO!”

Você viu?

Ir para o topo