EnglishEspañolPortuguês

ACOLHIDOS POR ONG

Após determinação judicial, cerca de 250 gatos são retirados da Colônia de Piatã, em Salvador (BA)

5 de abril de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis) iniciou, na manhã dessa terça-feira, uma megaoperação para retirar gatos abandonados da Colônia de Piatã, na orla de Salvador. Cerca de 250 animais serão realocados para a ONG Doce Lar, localizada no CIA-Aeroporto. Posteriormente, os felinos serão disponibilizados para adoção.

A titular da Secis, Marcelle Moraes, informou que os gatos vão para uma ONG escolhida através de chamamento público e todos os custos dos animais serão mantidos pela prefeitura. “A prefeitura estará arcando com todos os custos destes animais desde o resgate até o acolhimento, alimentação, vacina, remédio, caixinha de areia e o que mais vier a precisar até a adoção”, disse a gestora.

Justiça determinou retirada dos gatos da Colônia de Piatã

A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou em janeiro de 2024 que a Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa), órgão Secis, apresentasse ao MP, no prazo de 15 dias, um plano de ação para a retirada de todos os gatos que se encontravam em situação de risco ou abandono, localizados em vias públicas, indicando um local habilitado para recebê-los.

Além disso, a Justiça também determinou que a Prefeitura Municipal retirasse detritos, entulhos e restos de alimentos que pudessem degradar o meio ambiente e causar prejuízos para a saúde pública na ‘Colônia de gatos de Piatã’, obedecendo o Código Sanitário do Município.

Segundo a promotora de Justiça Joseane Suzart, autora da ação, “a situação dos animais na ‘Colônia de gatos de Piatã’ demonstra irregular atuação do Poder Público municipal, uma vez que a Praça de Piatã, situada nesta capital, tornou-se um local de abandono para gatos, que não têm um abrigo adequado para repouso, alimentação e sobrevivência”.

A ação dessa terça-feira teve o apoio de outros órgãos da administração municipal, a exemplo da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), além da Guarda Civil Municipal (GCM) que atuará em Piatã evitando o abandono de gatos, e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que fará a limpeza e desinfecção do local, que será cercado.

“Posteriormente, virá um projeto da Prodetur, onde vamos requalificar toda a orla marítima e essa parte de Piatã será contemplada”, completou a secretária.

Fonte: iBahia 

    Você viu?

    Ir para o topo