EnglishEspañolPortuguês

Animais seriamente debilitados lutam para sobreviver em zoo na China

3 de fevereiro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Su Yuan

Dezenas de animais têm sido mantidas em recintos imundos em um zoológico no sul da China, denunciou uma turista.
Su Yuan, 25, disse que os animais, incluindo avestruzes, tigres, veados e macacos pareciam ter a saúde debilitada e o zoológico possuía um odor desagradável quando ela e sua família o visitaram recentemente.

A mulher chocada capturou fotos e vídeos dos tristes animais antes de divulgá-las na internet com o intuito de expor as condições terríveis dentro do zoo na cidade de Zhuzhou.

Su, uma designer gráfica de Pequim, disse que visitou o local na cidade de Zhuzhou, província de Hunan, com sua mãe, seu tio e seu irmão. Ela contou que estava visitando parentes em Zhuzhou e queria conhecer a cidade.

O zoológico faz parte do Zhuzhou Magic Dragon Park e explora mais de 20 espécies animais. A mulher pagou 15 yuan (£ 1.7) para entrar no zoo, que está situado em uma parte remota do parque.

Foto: Su Yuan

Su afirmou que não viu nenhum funcionário exceto um vendedor de ingressos apesar de os animais precisarem de cuidados. Ela também acrescentou que havia poucos visitantes na ocasião.

“Todos os animais pareciam doentes. As penas dos avestruzes estavam quebradas. O cisne foi mantido em um pequeno lago com fundo de vidro. Os patos-mandarins foram colocados em uma lagoa artificial que não tem mais do que dois metros quadrados. Um cervo tinha pelos irregulares e estava sem seus chifres”, declarou.

Ela acrescentou que os tigres estavam extremamente magros. Su postou seis fotos capturadas no zoológico em sua conta pessoal no Weibo sob o nome de “black bear”.

Foto: The People’s Teacher

Parte de seu post dizia: “As condições de vida dos animais são ruins. Ninguém pode verificar isso?” Posteriormente, Su acrescentou um vídeo que alegou ter feito no zoológico. A filmagem de oito segundos mostra um macaco de aspecto doentio que treme e luta dentro de sua jaula.

Su recordou: “Vi o macaco tremendo. Quando ele me viu, tentou aproximar-se, mas teve dificuldade em fazê-lo. Minha mãe disse que deve estar doente. Eu queria alimentá-lo, mas eu não levei comida, então eu fui comprar alguns amendoins. O macaco não conseguia comer os amendoins sozinho”.

Ela quer chamar a atenção do público para as condições miseráveis do zoológico:”Este é realmente o zoológico mais triste que já vi”, afirmou.

Foto: The People’s Teacher

A Changsha Small Animal Protection Association, com sede na capital provincial de Changsha, disse que enviaria voluntários para visitar o zoo e investigar a situação, de acordo com Su. A mulher disse que planeja relatar o caso ao Escritório Florestal Chinês.
Esta não é a primeira vez em que turistas acusaram o Zhuzhou Magic Park por maltratar animais.

Em abril de 2016, um usuário da web chamado the people’s teacher’, que afirmou ter visitado o local, escreveu em um fórum online que o zoológico era “sem vida”, “deprimente” e todos os animais pareciam “doentes”. O usuário da web acrescentou que todos os animais pareciam “implorar por ajuda”.

Segundo ele, o zoo mantinha mais de 20 espécies, incluindo os tigres da Sibéria, que é uma espécie protegida classe I na China e listada como “ameaçada” pela World Wild Life.

Parece que o Zhuzhou Magic Dragon Park não tem um site oficial. De acordo com Ctrip, a maior agência de viagens online da China, o Zhuzhou Magic Dragon Park está situado na Jianshe Middle Road no centro de Zhuzhou e é o parque mais antigo da cidade.
Também dizem que ele foi construído para adorar e promover o Imperador Yan do país.

Você viu?

Ir para o topo