Moradores de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, denunciaram que cavalos, jegues e jumentos, que foram resgatados das ruas pela prefeitura, estão adoecendo em um curral que funcionaria como abrigo provisório da administração municipal.
O número total de animais resgatados não foi informado, mas três deles morreram na último fim de semana.
Um morador gravou um vídeo do curral, localizado às margens da rodovia BA-263. As imagens mostram diversos os cavalos, jegues e jumentos em condições precárias, junto com animais mortos no chão.
Os resgates são feitos pela Secretaria de Serviços Públicos, para evitar acidentes e que os animais sejam feridos. Depois de levados para o abrigo, os tutores têm até oito dias para fazer requisição. Após esse prazo, os animais são doados.
Ao portal G1, a prefeitura disse que “houve uma fatalidade”, e que dois três animais mortos, dois foram resgatados já feridos, provavelmente vítimas de acidente. O terceiro estava baleado e não chegou a ser atendido por veterinário.
A prefeitura disse ainda que conta com um profissional que avalia o estado de saúde dos resgatados, mas que, no último final de semana, esse médico não estava na cidade para atender estes animais.