EnglishEspañolPortuguês

ATÉ O FIM

"Amor de verdade": cadela se despede de tutor e acompanha últimos momentos em hospital no norte do RS

Lilica foi autorizada pela equipe a visitar o paciente, internado em cuidados paliativos no Hospital São Sebastião. Ele faleceu horas depois.

26 de abril de 2026
3 min. de leitura
A-
A+
Lilica dormia com o tutor na cama e ficava sempre próxima da cadeira de rodas que ele usava.
Hospital São Sebastião / Divulgação

Uma despedida emocionante chamou a atenção no Hospital São Sebastião em Espumoso, no norte do RS. Na última semana, após pedido da família, a cadela Lilica pôde entrar na unidade para se despedir do tutor que estava internado em cuidados paliativos.

O paciente Walter de Souza Jesus, 71 anos, estava hospitalizado há cerca de 10 dias e utilizava cadeira de rodas. Segundo o hospital, não havia mais perspectiva de recuperação.

O momento da última visita da cachorrinha foi registrado por Micheli Ribas, filha de Walter que também é profissional da instituição. Acostumada à rotina ao lado do tutor, a cadela foi levada até o leito com autorização da equipe.

— Logo que chegou, a Lilica sentiu que era ele. Se acomodou do lado como sempre fazia, colocou a patinha e ficou observando, os olhos lacrimejaram e dava para sentir os batimentos cardíacos dela acelerados. — conta Micheli.

Conforme a instituição, ao entrar no quarto a cadela se aproximou lentamente e permaneceu ao lado da cama, observando o tutor com atenção. Poucas horas após a visita, o tutor faleceu.

— A Lilica está na família há 13 anos. De primeiro momento era da minha mãe, mas após a doença do pai, escolheu ele como companheiro. Cada movimento com o pai ela estava presente, atenta. Ela esta triste, só na caminha dela. Foi um amor de verdade — relembra.

Fonte: GZH

    Você viu?

    Ir para o topo