EnglishEspañolPortuguês

VULNERABILIDADE

Abrigos de animais lotam em Los Angeles com avaços dos incêndios florestais

9 de janeiro de 2025
6 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Instagram

Os incêndios florestais que mataram cinco pessoas até o momento e forçaram dezenas de milhares a deixarem suas casas desde a manhã de terça-feira (07) em Los Angeles, nos Estados Unidos, também criaram o caos para cães, gatos e outros animais. Embora alguns tutores tenham conseguido fugir com seus animais domésticos, uma rede de resgates e abrigos na área de Los Angeles está se esforçando para cuidar das centenas de animais que foram deixados para trás ou que precisam de atenção médica.

No Pasadena Humane Society, mais de 300 animais foram acolhidos desde terça-feira à noite, disse Kevin McManus, gerente de relações públicas do abrigo. “Há um porco aqui no local agora. Tínhamos um pônei até cerca de 15 minutos atrás”, disse ele ao New York Times.

Nesta postagem feita em uma rede social, o abrigo diz que muitos animais estão chegando com queimaduras e ferimentos e sendo tratados na UTI do local recebendo analgésicos, cuidados com feridas, líquidos e oxigênio, conforme necessário.

“Estamos trabalhando com abrigos em todo o estado que se ofereceram para acolher os animais que já estavam sob nossos cuidados para que possamos nos concentrar no fornecimento de recursos aos animais deslocados. Um enorme obrigado aos abrigos em toda a Califórnia que estão oferecendo assistência, bem como a todas as pessoas em nossa comunidade que se voluntariam ou doam”. completa o comunicado.

Esta outra foto mostra um gato que foi encontrado na rua por um morador que vive próximo ao abrigo. “Seu rosto e corpo estão cobertos de queimaduras. Nossa equipe veterinária não perdeu tempo em tratá-lo, limpando suas feridas e dando-lhe colírios para ajudar na irritação ocular devido à exposição à fumaça. Ele está seguro em nossa UTI, onde descansa em um canil de oxigênio enquanto se recupera”, diz a postagem.

Megan Fenner, administradora da Fundação Lange, um outro abrigo de animais, que fica no oeste de Los Angeles, disse ao NYT que recebeu cerca de 60 ligações de tutores de animais em pânico desde o início dos incêndios. A equipe de resgate está distribuindo ração, cobertores e medicamentos aos proprietários que podem ter saído com pressa, sem os suprimentos necessários.

O Departamento de Serviços Animais de Los Angeles está direcionando os tutores de animais para o Westwood Recreation Center e o Ritchie Valens Recreation Center, que aceitam evacuados e seus pequenos animais domésticos. Animais maiores, como cavalos, podem ser levados ao Centro Equestre de Los Angeles, de acordo com o site do departamento.

Segundo Jill Tucker, executiva-chefe da Associação de Bem-Estar Animal da Califórnia, é difícil precisar quantos animais domésticos foram desalojados pelos incêndios florestais até o momento, mas o número provavelmente está na casa dos milhares.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo