EnglishEspañolPortuguês

DESCASO

Abandono de animais aumenta após proibição da raça XL Bully no Reino Unido

O número de abandonos foi superior aos três anos anteriores

18 de janeiro de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Mattías Gambetta | Wikimedia Commons

Chefes da Sociedade Real de Prevenção da Crueldade contra Animais (RSPCA), alertam para uma crise no bem-estar animal após um grande aumento no abandono de animais domésticos por tutores. 2023 foi o ano que a instituição resgatou mais animais abandonados por tutores.

Isso está acontecendo no Reino Unido após a proibição da raça XL Bully, além da criação de regras rigorosas para os tutores dos cães já existentes. A RSPCA também revelou recentemente detalhes de um caso chocante em que um cão da raça buldogue, gravemente negligenciado e com ossos quebrados, foi deixado para morrer em um saco de lixo perto de caixas de lixo de um supermercado em Yardley, na cidade de Birmingham.

A instituição recebeu mais de 72 mil relatos de abandono e negligência animal em 2023, um número superior aos três anos anteriores. Não foi possível fornecer detalhes sobre os abandonos de cães da raça XL Bully, mas já se sabe que houve casos da raça sendo abandonada por tutores que não estavam dispostos a arcar com os custos de castração e registro.

De acordo com as novas leis, agora é ilegal criar, vender, anunciar, presentear, trocar, abandonar ou permitir que cães da raça XL Bully fiquem soltos. Eles também devem ser mantidos com coleira e focinheira em locais públicos.

Outra possível razão para o aumento no abandono de animais domésticos é o custo envolvido em cuidar deles. As pessoas precisam considerar se podem arcar com os cuidados de um animal antes de adotá-lo.

“Por 200 anos, a RSPCA vem trabalhando incansavelmente para levar os animais para um lugar seguro e dar a eles o tratamento especializado e a compaixão que merecem. Continuaremos a fazê-lo enquanto formos necessários, mas não podemos fazer isso sem o apoio de outros amantes dos animais”, disse Dermot Murphy, comissário da inspetoria do instituto.

Murphy ainda pediu que as pessoas continuassem ajudando a RSPCA, principalmente durante o inverno. “O apoio do público ajuda animais abusados, negligenciados e abandonados de muitas maneiras. Pedimos aos amantes dos animais que se juntem ao resgate de inverno fazendo doações para ajudar as equipes de resgate a alcançar os milhares de animais que precisam desesperadamente deles.”

    Você viu?

    Ir para o topo