EnglishEspañolPortuguês

70 aves são encontradas em apartamento em Teresina (PI)

30 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+


Fotos: Yala Sena/ Cidade verde

O Ibama, em ação conjunta com o batalhão de policiamento ambiental, apreendeu 70 pássaros, entre eles espécies em extinção, em um apartamento no edifício Jardim Veneza, bairro Horto Florestal, zona leste de Teresina (PI). O homem que aprisionava as aves foi multado em R$ 117,5 mil e foi conduzido em flagrante para a superintendência da Polícia Federal no Piauí.

A suspeita é de que os animais seriam comercializados. Entre os pássaros, 19 estão ameaçados de extinção, como a Ararajuba, ave da região amazônica. Também foram apreendidos exemplares de cardeal do sul, bicudo, pichochó, araraci de bico branco, tucano, periquito estrela, e jandaia.

Edmilson Rodrigues, coordenador de fiscalização do Ibama, informou que está foi uma das maiores apreensões do instituto em 2010, e a mesma só foi possível depois de denúncia anônima. A ação ocorreu na última sexta-feira, e os animais foram levados para a sede do órgão.

O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, confirmou no Jornal Cidade Verde desta segunda-feira (29) que a apreensão é a maior do Estado envolvendo espécies ameaçadas de extinção. Além disso, o acusado é reincidente. Ele já havia sido flagrado em outra oportunidade, e fez a entrega voluntária dos animais.

 

 


Fonte: Cidade Verde 

Nota da Redação: Primeiramente, a legislação precisa proibir qualquer forma de comércio de animais. Eles não são mercadorias, são seres, que como nós, têm direito à liberdade e a viverem de acordo com as suas espécies.  Segundo, a multa não basta, é preciso que essas pessoas sejam presas – como fazem com os animais. 

Você viu?

Ir para o topo