Por Cassio Mosqueira (da Redação-Canadá)
Todos os 350 animais da Sociedade para a Prevenção de Crueldade contra Animais (SPCA) da região de York, Ontário, no Canadá, serão sacrificados nesta semana por causa do fracasso para conter as infecções de micose entre os animais de estimação. A infecção atingiu o abrigo por várias semanas. A chefe executiva da SPCA de Ontário, Kate MacDonald, disse que a morte dos animais foi recomendação de dois veterinários, pois o abrigo não conseguiu encontrar uma maneira de parar o surto de micose.
A eutanásia será feita nos próximos dias, em tempo para a reabertura do abrigo na próxima semana. MacDonald ressaltou que a eutanásia é o último recurso, mas deve que ser feita, pois a micose é contagiosa entre seres humanos e altamente contagiosa entre os animais.
Nota da Redação: 350 animais condenados sumariamente à morte. Os veterinários do abrigo não conseguirem conter um surto de micose é grave demais e um tanto estranho. Pois cada vida ali tem um valor precioso e os veterinários devem trabalhar para garantir o bem-estar deles, e não deixar a coisa chegar a um ponto supostamente irreversível. Onde está a competência médica, a utilidade dos recursos que nos oferece a tecnologia e todo conhecimento adquirido na área de saúde, se não nos servem para salvar vidas? O que eles estão fazendo é um crime. Um suposto lugar onde os animais deveriam estar em segurança, na verdade é um campo de extermínio. Absurdo! As pessoas precisam sair em defesa dos animais.