Por Walkyria Rocha (da Redação)
Um grupo de caça do Texas anunciou que leiloará uma permissão para matar um rinoceronte negro em vias de extinção, para que a renda seja aplicada no salvamento dos rinocerontes negros.
É um plano que até mesmo o Dallas Safari Club (DSC) reconhece parecer contraditório e levantou a ira entre as organizações pela vida selvagem. As informações são do Daily Mail.
Bem Carter, o diretor executivo do DSC, diz que a Namíbia tem uma cota anual de matar cinco rinocerontes pretos e selecionou o clube para leiloar um deles.
“Antes de mais nada, trata-se de salvar o rinoceronte negro”, disse Bem Carter, o diretor executivo da DSC.
“Há uma razão biológica para esta caça, e é baseado em uma premissa fundamental da moderna gestão da vida selvagem: as populações importam; indivíduos não. Ao remover indivíduos contraproducentes a partir de um rebanho, populações de rinocerontes podem realmente crescer”.
A Namíbia possui uma população de 1.795 rinocerontes negros.
A espécie criticamente ameaçada foi dizimada por caçadores, que querem seu valioso chifre, e também pela perda de seu habitat.
Desde meados da década de 1970, a população foi reduzida em cerca de 90 por cento.
A DSC diz que o leilão poderia gerar até US $ 1 milhão para conservação de rinocerontes.
A contraditória ideia de caçar uma espécie em extinção, a fim de preservá-lo atraiu desdém generalizado.
“É como o velho ditado: Se você ama algo, liberte-o. Então, quando ele estiver um pouco à frente , abra fogo”, disse Colbert, sem qualquer sensibilidade com a extinção de animais.
Ele sugeriu sadicamente que, em vez de matar um rinoceronte, todos os 5.000 rinocerontes negros remanescentes devem ser baleados, o que elevaria s arrecadação a 3,7 bilhões dólares que poderiam ser usados para manter o único rinoceronte restante confinado em segurança.
“Eu acredito que esta é a única maneira prática de salvar as espécies”, disse Colbert.
A licença de caça ao rinoceronte negro será leiloada em janeiro, mas já existe uma petição contra isso.
“Já é ruim o suficiente que os caçadores sejam pagos para matar devido às imaginárias propriedades medicinais do chifre do rinoceronte, mas é ainda pior o pagamento sem sentido para a caça chamada como “esportiva”, resultando em mais um animal em extinção morto só para que eles possam pendurar a cabeça decapitada em sua parede para se envaidecer em luxuosos coquetéis”, escreve Cindy Arent, o autor da petição.
Al Jazeera relata que os caçadores matam na África do Sul pelo menos um rinoceronte a cada dia.
“Caçadores chegam de helicóptero e jogam no rinoceronte um dardo com um tranqüilizante poderoso, uma droga três mil vezes mais potente que a morfina. Como [o rinoceronte] sucumbe à sedação profunda, eles põem uma serra elétrica no seu rosto. Dentes afiados da máquina rasgam em seu crânio, removendo suas cavidades nasais, expondo partes de seu cérebro. [O chifre] será vendido para um intermediário por uma pequena fortuna”.
Pó de chifre de rinoceronte preto é muito procurado na China, onde é usado para tratar várias doenças.