Durante operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal e o IBAMA foram apreendidos 26 animais silvestres, dentre tatus, pebas, mocós e juritis.
A operação aconteceu no Km 192 da BR 343, em Piripiri (PI). Os animais estavam abatidos e acondicionados em caixas térmicas dentro de dois ônibus que faziam o percurso Pedro II/São Paulo. Quatro dos animais estavam em poder de J.F.S, trabalhador rural, 44 anos e os outros 26 estavam com J.C.L, também trabalhador rural, 54 anos.
Todos os anos milhares de animais selvagens são retirados ilegalmente de seu habitat no país, sendo boa parte deles exportada. O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes devido a sua imensa diversidade da fauna. Existem quadrilhas organizadas e especializadas no tráfico de animais e que são bem estruturadas para a venda ilegal. Este tráfico envolve um grande número de pessoas, iniciando com os capturadores ou caçadores. Somente a conscientização da população poderá desestimular este comércio ilegal e proteger o direito à vida e liberdade dos animais.
De acordo com o IBAMA, a multa por cada animal é de aproximadamente R$500,00 (quinhentos reais). Os acusados foram encaminhados para o Distrito Policial local e os animais encaminhados à sede do órgão.
Fonte: 45 Graus