EnglishEspañolPortuguês

CONCURSO

COP26 em imagens: fotos impressionantes retratam os desafios ambientais enfrentados pela humanidade

Vinte e seis dos melhores fotógrafos do mundo participaram do concurso da cúpula do clima da ONU, que começa no próximo domingo (31/10) em Glasgow, na Escócia

28 de outubro de 2021
Amanda Andrade | Redação ANDA
14 min. de leitura
A-
A+

Sem saber do destino que o espera, um pequeno leitão está ao lado de sua mãe imobilizada no ambiente cruel de uma fazenda industrial. A foto está entre as finalistas do concurso fotográfico da COP26, realizado com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os desafios ambientais enfrentados pela Terra e pela humanidade.

Vinte e seis dos melhores fotógrafos do mundo participaram do concurso da cúpula do clima da ONU, que começa no próximo domingo (31/10) em Glasgow, na Escócia.

O vencedor será anunciado em 6 de novembro e receberá uma doação de £ 500 em dinheiro que será destinada a instituição de caridade ambiental de sua escolha.

A imagem da porca e do leitão foi tirada para evidenciar as condições angustiantes nas explorações industriais, que contribuem fortemente para as alterações climáticas.

Também entre as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, está a foto de grupo de pinguins-reis no Território Britânico Ultramarino da Geórgia do Sul, destacando como seu modo de vida está seriamente ameaçado por causa das mudanças climáticas.

Em uma quarta foto, um ornitorrinco é visto descansando em um tronco no rio Little Yarra em Victoria, Austrália. O animal está entre aqueles que estão seriamente ameaçados por incêndios florestais mortais, que podem ferver riachos e destruir a vegetação.

Veja abaixo as imagens finalistas

Reprodução/Guardian/Jo-Anne McArthur/Naturepl.com/LDY Agency

Sem saber do destino que o espera, um pequeno leitão está ao lado de sua mãe imobilizada no ambiente cruel de uma fazenda industrial. A foto, tirada pela fotógrafa Jo-Anne McArthur, está entre as que estão na lista de finalistas do concurso fotográfico da COP26, realizado para conscientizar sobre os desafios ambientais enfrentados pela Terra e pela humanidade.
As porcas são mantidas em gaiolas de gestação e depois nas gaiolas de parto em fazendas industriais. A poluição causada pela agricultura industrial e a exploração de animais para consumo humano estão entre os fatores que contribuem para as mudanças climáticas.

Reprodução/Guardian/Peter Cairns/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Peter Cairns de uma águia dourada (Aquila chrysaetos) alimentando-se de uma carcaça de veado vermelho, em Assynt, Terras Altas da Escócia.
A Escócia já foi o lar de uma variedade muito maior de predadores, incluindo lobos e linces. Caçados até a extinção, a morte do veado vermelho é mais do que a perda de uma espécie, é a perda de um valioso processo ecológico.

Crédito: Reprodução/Guardian/Roy Mangersnes/Naturepl.com/LDY Agency

Imagem de Roy Mangersnes dos pinguins-reis (Aptenodytes patagonicus) na Baía de St Andrews, South Georgia. No início da manhã, os adultos do pinguim-rei que haviam saído para pescar voltam com sua captura. Eles se arrastam por entre hordas de focas e outros pinguins, cada um chamando seu único filhote escondido na massa de filhotes semelhantes. Depois de alimentar seus filhotes, os pinguins-rei pais se alinham ao longo da praia, parecendo aproveitar o nascer do sol antes de entrar nas águas geladas mais uma vez.

Este belo círculo da vida é visto todas as manhãs na Baía de St. Andrews, durante os meses de verão da Antártica. A Geórgia do Sul é considerada parte da Antártica porque está situada dentro da linha de convergência, com água fria e rica da Antártica.

No entanto, essa linha não é fixa e, à medida que as águas mais quentes do Atlântico empurram para o sul, pode chegar a um ponto em que a ilha se encontre do lado errado da linha. Isso será devastador para os pinguins e todos os outros animais selvagens da Geórgia do Sul porque os pesqueiros ficarão muito longe e eles não poderão alimentar seus filhotes.

Crédito: Reprodução/Guardian/Doug Gimesy/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Doug Gimesy de um ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) logo após ser solto em um tronco no rio Little Yarra, junção de Yarra, Victoria, Austrália. Abril de 2018.
Quando as pessoas pensam em incêndios florestais, muitas vezes não percebem o impacto potencial para animais como o ornitorrinco (Ornithorynchus anatinus) que vive em rios e caminhos de água doce. Os ornitorrincos podem sofrer não apenas durante os incêndios, mas depois porque os riachos podem ferver e não deixar nenhum lugar para se alimentarem. A destruição da vegetação ribeirinha também pode eliminar locais para os ornitorrincos se esconderem com segurança dos predadores.

Crédito: Reprodução/Guardian/Sandesh Kadur/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Sandesh Kadur de sapos roxos em Western Ghats, Índia. A pele fina e porosa das rãs e girinos torna-os altamente sensíveis ao ambiente circundante. Através de sua pele, as rãs absorvem produtos químicos do ar e da água. É esse recurso que torna as rãs bons indicadores de danos ambientais. Estes anfíbios passam grande parte de sua vida no subsolo e emergem brevemente por alguns dias a cada ano no início da monção para se reproduzir.

Crédito: Reprodução/Guardian/Jen Guyton/Naturepl.com/LDY Agency

Imagem de Jen Guyton dos cones de uma planta feminina Welwitschia Swakopmund, no Deserto da Namíba. Essas plantas estão entre os organismos mais antigos do planeta: podem ter mais de 2.000 anos. Welwitschia está entre as plantas mais estranhas e interessantes vivas hoje. Infelizmente, a sobrevivência a longo prazo dessa espécie rara e notável está ameaçada pelas mudanças climáticas. As plantas Welwitschia requerem condições muito específicas para sobreviver, e os cientistas prevêem que a adequação climática no norte da Namíbia será substancialmente reduzida até 2050.

Crédito: Reprodução/Guardian/Tony Wu/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Tony Wu de um grupo de cachalotes na costa do Sri Lanka, no Oceano Índico. A baleia fotografada defecando tem cerca de 40 pés de comprimento. Enquanto a baleia mergulha e se alimenta, ela transfere nutrientes das profundezas dos oceanos para a superfície do mar.
A súbita inundação de matéria biológica densa em nutrientes pode desencadear a proliferação de fitoplâncton. Como as plantas terrestres, o fitoplâncton participa da fotossíntese, um processo que absorve dióxido de carbono. No entanto, ao final da era da caça industrializada de baleias, os humanos mataram cerca de dois terços da população de cachalotes e seu declínio está impactando o ciclo do carbono em escala global.

Crédito: Reprodução/Guardian/Edwin Giesbers/Naturepl.com/LDY Agency

Imagem de Edwin Giesbers de dois pinguins-de-adélia (Pygoscelis adeliae) em um iceberg, na Antártica. O fotógrafo Grigoriy Mikheev descreveu como a imagem transmitia seus sentimentos sobre a Antártica, que é um “mundo infinitamente grande e mágico onde você, como ser humano, se sente pequeno e insignificante”. No entanto, o aquecimento global é uma ameaça significativa para as colônias de pinguins.

Crédito: Reprodução/Guardian/Staffan Widstrands/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Staffan Widstrand de um panda vermelho ou panda menor (Ailurus fulgens) na floresta úmida de Laba na Reserva Natural de Labahe, Sichuan, China. O panda vermelho vivia em florestas de folha larga e mistas ao longo do Himalaia, mas foi caçado até a extinção local em muitas áreas. Sua pele é valorizada em trajes cerimoniais locais e no mercado internacional de peles. Felizmente, na China, durante os últimos anos, o panda vermelho começou a retornar em números, graças a uma proibição de caça, programas de reflorestamento, aumento das áreas protegidas e uma repressão governamental à pesca de animais selvagens.

Crédito: Reprodução/Guardian/Tim Laman/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Tim Laman de uma ave-do-paraíso maior (Paradisaea apoda) pousada no topo de uma árvore na floresta de Badigaki, Wokam – parte das ilhas Aru, na Indonésia. Encontrado em Aru e na adjacente Nova Guiné, o Grande Pássaro-do-Paraíso representa cerca de quarenta espécies diferentes de pássaros do paraíso que dependem da floresta tropical intacta em toda a Nova Guiné. Com mais de 80% da cobertura florestal ainda intacta, esta região representa o maior bloco remanescente de floresta tropical em toda a Ásia-Pacífico.

Crédito: Reprodução/Guardian/Nick Upton/Naturepl.com/LDY Agency

Imagem de Nick Upton de Goldenstedt Moor, perto de Vechta, Baixa Saxônia, Alemanha. As turfeiras cobrem apenas 3% da superfície da Terra, mas contêm cerca de 25% de todo o carbono armazenado nos solos – o dobro de todas as florestas do mundo juntas. Isso significa que como eles são gerenciados é um tópico cada vez mais importante.

Crédito: Reprodução/Guardian/Yashpal Rathore/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Yashpal Rathore de um sapo dançarino Kottigehar macho em uma exibição para atrair a atenção de uma fêmea. Tradicionalmente, os sapos machos dependem de seu coaxar para atrair as fêmeas, mas aqui eles estão lutando para serem ouvidos acima do barulho da água corrente.

Então, esse sapinho, do tamanho de um polegar, sobe em uma pequena pedra e usa uma técnica diferente para atrair o sexo oposto: ele balança o pé. Quanto mais testosterona ela tem, mais acena.

Isso atrai possíveis parceiros e desencoraja os machos rivais. O aquecimento global terá um impacto negativo em diferentes aspectos da vida das rãs: seus sistemas imunológico e reprodutivo, seu habitat e processo de incubação de embriões. O sapo dançarino também está ameaçado pela perda de seu habitat. Necessita de 80% de cobertura florestal e riachos perenes, ambos ameaçados.

Crédito: Reprodução/Guardian/Shane Gross/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Shane Gross de um filhote de tubarão limão (Negaprion brevirostris) em Eleuthera, nas Bahamas. O manguezal onde está nadando como berçário para juvenis desta espécie. Os manguezais também fornecem habitats importantes para outras espécies de peixes, bem como para caranguejos (um visto acima). Os manguezais também são a defesa mais conhecida contra grandes tempestades e absorvem grandes quantidades de carbono. No entanto, eles estão sendo destruídos por humanos.

Crédito: Reprodução/Guardian/Lucas Bustamante/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Lucas Bustamante das plantações de óleo de palma e do desmatamento nas florestas úmidas de Chocó – Darién, no Equador. A América do Sul tem a maior taxa de desmatamento globalmente, e o Equador ocupa o segundo lugar no continente, atrás apenas do Brasil. O desmatamento é o maior e mais sério problema de biodiversidade e conservação na América do Sul.

Crédito: Reprodução/Guardian/Mark Carwardine/Naturepl.com/LDY Agency

Imagem de Mark Carwardine de um tubarão-martelo recortado (Sphyrna lewini) em Baja, México. Dezenas de milhões de tubarões são mortos em todo o mundo todos os anos para fazer sopa de barbatana de tubarão, que é considerada uma iguaria na China. Muitas populações de tubarão-martelo foram extintas.

Crédito: Reprodução/Guardian/Jack Dykinga/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Jack Dykinga de um cacto de pera espinhosa (Opuntia engelmanni) estressado e morrendo como resultado da seca, nas montanhas de Tucson, Arizona. O sudoeste dos EUA tem visto algumas das secas mais persistentes já registradas devido ao aumento das temperaturas. O Arizona está atualmente em seu 26º ano de seca de longa duração.

Crédito: Reprodução/Guardian/Michel Roggo/Naturepl.com/LDY Agency

A vista aérea de Michel Roggo sobre a frente da geleira Sermeq Kujalleq, na Groenlândia, entrando no Kangia Ilulissat Icefjord cheio de icebergs. Esta é uma das geleiras mais ativas e de movimento mais rápido do mundo. Os cientistas também acreditam que o aumento das temperaturas resulta no aumento da quantidade de água derretida sob a geleira.

Crédito: Reprodução/Guardian/Nick Garbutt/Naturepl.com/LDY Agency

Imagem de Nick Garbutt de uma baleia jubarte adulta (Megaptera novaeangliae) mergulhando em um canal de águas profundas na floresta tropical de Great Bear, British Columbia, Canadá.
O intrincado mosaico de florestas, ilhas, fiordes e montanhas da região é incrivelmente rico e biodiverso e abriga uma grande variedade de vida selvagem.
O salmão do Pacífico que se alimenta no Mar de Bering migra de volta para seus rios natais na Colúmbia Britânica para desovar e morrer. No outono, seus cadáveres se espalham pelas margens do rio e florestas adjacentes enquanto ursos, lobos e outros predadores se alimentam da fartura. Os cadáveres em decomposição fertilizam toda a floresta.

Crédito: Reprodução/Guardian/Dong Lei/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Dong Lei de um pangolim chinês resgatado. Uma série de esforços de conservação está em andamento para salvar as últimas populações selvagens remanescentes na China. Os pangolins são ameaçados pela caça furtiva para obter sua carne e escamas, que são usadas na medicina tradicional chinesa, e pelo forte desmatamento de seus habitats.

Crédito: Reprodução/Guardian/Neil Aldridge/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Neil Aldridge de um morcego de orelhas compridas cinza (Plecotus austriacus) caçando em um prado em uma clara noite de verão em Devon, Inglaterra. O declínio do morcego reprodutor mais raro da Grã-Bretanha está relacionado ao desaparecimento de seu habitat de pastagem para forragear e à dizimação do número de insetos devido a práticas agrícolas intensivas e desenvolvimento.

Crédito: Reprodução/Guardian/Ashley Cooper/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Ashley Cooper do parque eólico Tehachapi Pass, na Califórnia. São os primeiros parques eólicos de grande escala nos Estados Unidos. O desenvolvimento do parque eólico começou no início dos anos 1980. Em 2020, a energia eólica supriu 8 por cento das necessidades de energia dos EUA, enquanto no Reino Unido quase 25% da energia veio da energia eólica, superando a do carvão e do nuclear.

Crédito: Reprodução/Guardian/Alex Mustard/Naturepl.com/LDY Agency

A imagem de Alex Mustard de cardumes de peixes isca, incluindo Cardinalfish (Apogon spp) e Silversides (Atherinidae), acumulando-se em um recife de coral em Misool, Raja Ampat, Papua Ocidental, Indonésia.

Crédito: Reprodução/Guardian/Rivoni Mkansi/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Rivoni Mkansi de uma gota d’água na África do Sul. A diferença entre ricos e pobres no país é maior do que em qualquer outra nação (de acordo com dados do Banco Mundial) e 74% das pessoas que vivem em áreas rurais ainda dependem de poços e bombas para obter água.

Crédito: Reprodução/Guardian/Heather Angel/Naturepl.com/LDY Agency

Foto de Heather Angel do bambu Moso no Parque Nacional Shunan Zhuhai, Província de Sichuan, China. O bambu Moso (Phyllostachys edulis) é uma erva gigante capaz de somar um metro por dia, o que a torna uma das plantas de crescimento mais rápido. Este bambu temperado atinge o tamanho que pode ser colhido em apenas cinco anos, de modo que, à medida que novos brotos são formados anualmente, os colmos totalmente crescidos podem ser colhidos a cada ano, o que abre a copa para que as plantas mais jovens atinjam a maturidade.
Os eucaliptos demoram 15 anos para serem colhidos e as coníferas como o pinheiro, o abeto, os abetos e o larício cerca de 40 anos. À medida que cresce, o bambu Moso absorve muito mais dióxido de carbono do que libera. É também um recurso sustentável que volta a crescer depois de ser cortado.

Crédito: Reprodução/Guardian/Sirachai Arunrugstichai/Naturepl.com/LDY Agency

Imagem de Sirachai Arunrugstichai de peixes capturados em uma rede nas águas da Tailândia.

Você viu?

Ir para o topo