EnglishEspañolPortuguês

CONTROLE POPULACIONAL

Cerca de 25 hipopótamos traficados e explorados por Pablo Escobar são castrados

Escobar, que foi morto a tiros pela polícia em dezembro de 1993, retirou ilegalmente diversos animais selvagens de seus habitats no continente africano

18 de outubro de 2021
Amanda Andrade | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Na imagem, hipopótamos
Foto: Divulgação

Cerca de 24 dos 80 hipopótamos que eram mantidos em cativeiro como animais exóticos pelo traficante de drogas Pablo Escobar estão sendo esterilizados para frear o crescimento descontrolado da espécie na Colômbia.

Escobar, que foi morto a tiros pela polícia em dezembro de 1993, retirou ilegalmente diversos animais selvagens de seus habitats no continente africano, incluindo um hipopótamo macho e uma fêmea – apelidados de “hipopótamos da cocaína”.

Outros animais que foram privados de liberdade e levados para a fazenda do traficante, Hacienda Nápoles, foram vendidos posteriormente para zoológicos do país.

Porém, os hipopótamos foram considerados grandes e perigosos demais para o transporte e espalharam-se pela região próxima a antiga propriedade, no noroeste da Colômbia.

Estima-se que é a maior população de hipopótamos fora da África.

Segundo o portal UOL, os hipopótamos foram inoculados com o medicamento GonaCon “através de dardos disparados em indivíduos laçados e capturados”, informou em nota o Cornare, uma corporação regional de proteção ambiental.

Também foram utilizados “rifles de dardos” para esterilizar os animais que estão nos lagos.

“Trata-se de um anticonceptivo que tem efetividade em machos e fêmeas” e é mais “econômico” que uma “esterilização cirúrgica”, segundo o Cornare.

A esterilização química desses 24 animais se soma à de outros 11 que já tinham sido esterilizados de maneira tradicional.

Reprodução descontrolada

“Era logisticamente difícil transportá-los, então as autoridades simplesmente os deixaram lá, provavelmente pensando que os animais morreriam”, disse a bióloga colombiana Nataly Castelblanco à BBC.

No entanto, sem predadores naturais na América do Sul, os hipopótamos se multiplicaram.

De acordo com especialistas, eles começaram a se espalhar por uma das principais vias navegáveis do país, o rio Magdalena.

Cientistas que estudam o impacto ambiental dos hipopótamos de Escobar dizem que os animais podem afetar o ecossistema local de várias maneiras: do deslocamento de espécies nativas já ameaçadas de extinção, como o peixe-boi, até a alteração da composição química dos cursos de água, o que poderia colocar em risco a pesca.

Escobar, um dos mais famosos criminosos sul-americanos de todos os tempos, foi o fundador do cartel de drogas de Medellín na década de 1980, responsável por sequestros, bombardeios e assassinatos indiscriminados. A certa altura, ele foi considerado um dos homens mais ricos do mundo.

Você viu?

Ir para o topo