EnglishEspañolPortuguês

EXPLORAÇÃO

Beluga adoece logo após chegar a aquário e ser forçada a participar de espetáculos

2 de setembro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustrativa | Pixabay

Mais uma beluga comprada pelo Mystic Aquarium, um aquário em Connecticut (EUA), está com a saúde fragilizada. A notícia foi divulgada três semanas após uma beluga macho morrer depois do seu estado de saúde declinar misteriosamente. A baleia-branca doente fêmea está sofrendo com problemas gastrointestinais e baixa contagem de glóbulos brancos.

O aquário disse em nota que a beluga está recebendo atendimento especializado, mas não informou o nível da gravidade do quadro. Ativistas em defesa dos direitos animais estão acusando o Mystic Aquarium de negligência e o culpam pela morte da beluga que morreu há algumas semanas. Eles temem ainda que a fêmea tenha o mesmo fim.

Foto: Ilustração | Pixabay

Entenda

Uma das cinco belugas compradas pelo Mystic Aquarium, um aquário em Connecticut, após uma longa briga judicial com ativistas em defesa dos direitos animais, morreu poucas semanas depois de chegar no local. O aquário tentou alegar que a baleia-branca já tinha uma condição médica preexistente e que foi feito todo o possível para salvar a vida do animal.

A beluga vivia no Marineland, em Niagara Falls, Ontário. Ativistas tentaram impedir a venda dos animais e negociaram a libertação das belugas, que seriam transferidas para um santuário marinho, mas sem sucesso. Um juiz federal se recusou a emitir uma liminar que impediria a venda e não levou em consideração como a transferência seria danosa para os animais.

Foto: Ilustração | Pixabay

Ativistas alegam que a licença dos Estados Unidos violou a Lei de Proteção de Mamíferos Marinhos e a Lei de Política Ambiental Nacional, porque os funcionários do governo não trataram de forma adequada o dano potencial às belugas por terem sido transferidas para Mystic.As baleias, que variam de 7 a 12 anos e nasceram em cativeiro.

    Você viu?

    Ir para o topo