EnglishEspañolPortuguês

RESTAURAÇÃO

Joe Biden vai proteger a maior floresta nacional dos Estados Unidos

7 de agosto de 2021
Patrice Arqué (DV8) | Traduzido por Talita Telles
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Aqui está um novo exemplo que ilustra o desejo do governo Biden de tomar a direção oposta das políticas lideradas por Donald Trump. Na quinta-feira passada, o presidente dos EUA, Joe Biden, decidiu reverter a decisão do ex-presidente de abrir áreas significativas da maior floresta nacional dos Estados Unidos, a Floresta Nacional de Tongass, no Alasca, para a extração de madeira, silvicultura e desenvolvimento de estradas. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos também disse que pretende acabar com as vendas em grande escala de madeira antiga na região.

A floresta foi originalmente protegida pela Lei “No Road” de 2001, que proíbe a exploração madeireira e o desenvolvimento de estradas em partes do país. Mas nos meses finais de seu mandato, Trump isentou a floresta da regra. Em um aviso na quinta-feira, a Casa Branca disse que o governo tentaria “revogar ou substituir” essa isenção. Um porta-voz do Departamento de Agricultura dos EUA, que supervisiona o Serviço Florestal, disse ao Washington Post em um e-mail que “a decisão do governo Trump sobre a lei ‘Alasca Sem Estradas’ foi controversa e não correspondeu à esmagadora maioria da opinião pública em todo o país e entre os Alasca ”.

Autoridades do Alasca, como o governador republicano Mike Dunleavy, se opuseram à medida, dizendo que ao negar os direitos sobre a floresta, o governo federal está retendo empregos do Alasca. “O Serviço Florestal já conduziu uma análise completa e determinou que uma isenção específica do Alasca de uma regra sem uma única estrada é totalmente justificada”, disse Dunleavy em um comunicado, dizendo que a decisão é parte de um esforço para “colocar permanentemente os trabalhadores do Alasca do trabalho e acabar com as pequenas empresas. ”

Mas os conservacionistas estão felizes, observando que a floresta de Tongass é o lar de lobos, ursos e salmões, assim como de muitas árvores antigas. “As comunidades no sudeste do Alasca podem respirar um pouco melhor hoje, sabendo que a Floresta Nacional de Tongass e os meios de subsistência, as economias locais e a vida selvagem que dependem dela permanecerão protegidos. A ação do presidente Biden para restaurar e fortalecer as salvaguardas para Tongass é uma vitória para essas comunidades e para o nosso clima ”, disse a Diretora do Sierra Club Alaska, Andrea Feniger.

Embora o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) tenha afirmado que planeja acabar com as vendas em grande escala de madeira velha da floresta, ainda permitirá pequenas vendas para consumo comunitário e itens culturais, como totens, canoas e uso de artesanato tribal. O USDA disse em um comunicado que espera “consultas significativas com os governos tribais e sociedades indígenas do Alasca, e o envolvimento com as comunidades locais, parceiros e o estado para priorizar a gestão e os investimentos na região que reflitam uma abordagem holística aos vários valores presentes na região “.

Esta não é a primeira vez que o governo Biden decidiu restaurar as proteções ambientais removidas durante o mandato de Trump. No mês passado, Biden suspendeu os arrendamentos de perfuração de petróleo e gás da era Trump no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico, revertendo uma das decisões ambientais de fim de mandato do ex-presidente Donald Trump. O refúgio é o lar de centenas de milhares de ursos-polares, aves aquáticas e caribus em migração, e está aquecendo mais rápido do que qualquer outra região da Terra devido às mudanças climáticas.

Ao restaurar as proteções à floresta de Tongass, o USDA escreveu que o governo federal “está restaurando a estabilidade e a certeza na conservação de 9,3 milhões de acres da maior e antiga floresta tropical temperada do mundo”.

    Você viu?

    Ir para o topo