EnglishEspañolPortuguês

ESPÉCIE VULNERÁVEL

Ativista remove mais de 300 anzóis de pesca presos em tubarões nos últimos 25 anos

1 de agosto de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Existe um senso comum equivocado de que tubarões são animais violentos e perigosos, mas a verdade é que esses animais sentem muito medo dos seres humanos e, infelizmente, têm inúmeros motivos para isso. Anualmente, milhões de tubarões são mortos por seres humanos enquanto ataques de tubarões são extremamente raros e normalmente ocorrem após pessoas invadirem o habitat desses animais.

Cristina Zenato conhece bem essa realidade. Ela é mergulhadora há 26 anos e há 25 se dedica ajudar tubarões que são vítimas indiretas da pesca. O primeiro tubarão ferido que ela encontrou estava com anzóis presos em sua boca e não conseguia se alimentar. Com coragem e sem nenhum preparo, ela removeu os objetos com as próprias mãos e ficou surpresa ao ver o quanto o tubarão ficou aliviado.

Foto: Divulgação

Ela batizou o primeiro tubarão que salvou de Foggy Eye. Sempre que ela o encontra, ele a cumprimenta com uma leve cabeçadinha. Nos últimos 25 anos anos, Zenato retirou mais de 300 anzóis que estavam presos em tubarões durante os seus mergulhos. Ela não consegue precisar o número de animais salvos, pois vários sofriam com perfurações de mais de um petrecho pesqueiro.

Atualmente, ela guarda esses anzóis em uma caixa e os leva a programas educativos que visam incentivar a consciência e o respeito às espécies marinhas. Ela espera mostrar à população que na verdade, tubarões são as únicas vítimas e estão em situação de completa vulnerabilidade diante da ação destrutiva do ser humano. “Tubarões são criaturas totalmente incompreendidas que merecem proteção”, defende.

Ela espera que um dia a pesca seja parte de um passado remoto. Mergulhando, Zenato aprendeu que o oceano é repleto de uma beleza única e equilibrada que não deve ser perturbada.

    Você viu?

    Ir para o topo