EnglishEspañolPortuguês

ESTRESSE

Urso obrigado a usar lenços e chapéu em espetáculo reage e ataca treinadora

20 de julho de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: The Siberian Times

Urso-pardo adulto fica profundamente estressado quando é obrigado a usar lenços e um chapéu para entreter a plateia de um circo em Kemerovo, na Rússia. Sob fortes luzes e sons, ele desce do trapézio e ataca uma das treinadoras. Dois homens tentaram conter o urso agarrando-o pelo pescoço violentamente.

Todo incidente ocorreu próximo a crianças e adultos, pois o circo não tinha nenhum tipo de proteção para separar o picadeiro da plateia. Confuso, em meio ao ataque o urso ainda tentou realizar a performance e depois atacou novamente. Ele estava visivelmente incomodado e parecia tentar expressar o que o fazia sofrer.

A treinadora não ficou ferida. O Harlequin Travelling Circus é conhecido por obrigar ursos a usar roupas e outros adereços e se orgulha de anunciar que os ursos abusados pelo circo são “treinados de forma humanitária”. O Harlequin não encaminhou a treinadora para atendimento médico e tentou negar que o incidente ocorreu.

O circo se limitou a dizer que as imagens divulgadas pelo vídeo registrado no momento do ataque do urso estão descontextualizadas e o urso está no período de acasalamento e confundiu a treinadora com uma ursa e ainda prometeu futuramente “uma performance inesquecível em grande escala com vários animais exóticos”.

A organização em defesa dos direitos animais VITA afirma que a Rússia está caminhando na contramão do bom-senso ignorando o bem-estar dos animais, do público e dos funcionários do circo. “Nenhuma condição de circo será humana por uma razão simples. O treinamento anda de mãos dadas com a crueldade. Circos com animais deveriam ser proibidos”, disse em comunicado.

Foto: The Siberian Times

Em 2019, a Rússia aprovou uma lei que proíbe a crueldade contra animais, mas não incluiu zoos e circos.

    Você viu?

    Ir para o topo