EnglishEspañolPortuguês

ESTUDOESTUDOESTUDOESTUDOESTUDOESTUDO

Um terço dos mamíferos e das aves pode precisar migrar para outros países até 2070 devido à mudança climática

Os conservacionistas que analisam o impacto das barreiras artificiais citaram as cercas ao longo da fronteira EUA-México e na Rússia e China como tendo um impacto particularmente prejudicial sobre as criaturas que foram forçadas a se deslocar devido ao aquecimento global - incluindo algumas que já estão criticamente ameaçadas,Os conservacionistas que analisam o impacto das barreiras artificiais citaram as cercas ao longo da fronteira EUA-México e na Rússia e China como tendo um impacto particularmente prejudicial sobre as criaturas que foram forçadas a se deslocar devido ao aquecimento global - incluindo algumas que já estão criticamente ameaçadas,Os conservacionistas que analisam o impacto das barreiras artificiais citaram as cercas ao longo da fronteira EUA-México e na Rússia e China como tendo um impacto particularmente prejudicial sobre as criaturas que foram forçadas a se deslocar devido ao aquecimento global - incluindo algumas que já estão criticamente ameaçadas,Os conservacionistas que analisam o impacto das barreiras artificiais citaram as cercas ao longo da fronteira EUA-México e na Rússia e China como tendo um impacto particularmente prejudicial sobre as criaturas que foram forçadas a se deslocar devido ao aquecimento global - incluindo algumas que já estão criticamente ameaçadas,Os conservacionistas que analisam o impacto das barreiras artificiais citaram as cercas ao longo da fronteira EUA-México e na Rússia e China como tendo um impacto particularmente prejudicial sobre as criaturas que foram forçadas a se deslocar devido ao aquecimento global - incluindo algumas que já estão criticamente ameaçadas,Os conservacionistas que analisam o impacto das barreiras artificiais citaram as cercas ao longo da fronteira EUA-México e na Rússia e China como tendo um impacto particularmente prejudicial sobre as criaturas que foram forçadas a se deslocar devido ao aquecimento global - incluindo algumas que já estão criticamente ameaçadas

26 de fevereiro de 2021
Jade Goncalves | Redação ANDA Jade Goncalves | Redação ANDA Jade Goncalves | Redação ANDA Jade Goncalves | Redação ANDA Jade Goncalves | Redação ANDA Jade Goncalves | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay
Pesquisadores da Universidade de Durham identificaram 32.000 km de muros fronteiriços fortificados que podem estar impedindo os animais de encontrar habitats mais adequados.
Os mamíferos afetados incluem grandes felinos como os leopardos, tigres e guepardos, assim como o antílope saiga em perigo crítico. O muro da fronteira entre os EUA e o México, por si só, poderia limitar o movimento de 122 espécies de mamíferos, disseram os autores.
Ali, o lobo mexicano, a onça-pintada, o jaguarundi, o queixada, a Margay (Gato-maracajá), o gambá comum, o furão-grande e a gambá (Southern spotted skunk) são todos colocados em risco a partir de cercas ao longo da fronteira.
Um estudo separado realizado no ano passado utilizando câmeras com sensores de movimento instaladas perto de uma abertura na cerca da fronteira entre os EUA e o México revelou que uma variedade de animais, incluindo bobcats, veados e pumas, estavam usando o ponto onde faltava uma pequena seção de muro para cruzar entre os dois países.
Os pesquisadores analisaram que os muros da fronteira Índia-Myanmar representavam uma ameaça aos urso-beiçudo e aos Pangolim-indiano, entre outras criaturas, enquanto a fronteira China-Rússia restringia o deslocamento de antílopes tibetanos, Chinese gorals (Naemorhedus griseus), gazela-persa, raposas tibetanas e lebres do deserto. As passagens de animais são às vezes usadas para oferecer um corredor seguro e ininterrupto entre duas áreas cortadas por cercas, estradas ou ferrovias.
Eles têm sido usados para ajudar alces, ursos-negros e leões de montanha a cruzar rodovias no estado americano de Washington, e macacos dourados e pumas alcançam áreas isoladas de floresta no Brasil. As preocupações com a segurança tornam a ideia pouco provável de ser útil no que diz respeito às fronteiras nacionais.
Animais que não conseguem se mudar para um novo lar adequado correm o risco para encontrar alimento e água adequados, e enfrentam ameaças de seres humanos e outros animais selvagens que invadem seus habitats.
Os pesquisadores estimaram que até um terço dos mamíferos e aves precisarão se mudar para outros países durante as próximas cinco décadas devido às mudanças climáticas.
O professor Stephen Willis, que em colaboração liderou o estudo, disse: “Espécies em todo o planeta estão em movimento à medida que respondem a um clima em mudança.  Nossas descobertas mostram como é importante que as espécies possam atravessar as fronteiras nacionais através de habitats conectados para lidar com esta mudança. Fronteiras que são fortificadas com muros e cercas representam uma séria ameaça a qualquer espécie que não consiga atravessar as fronteiras. Se levarmos a sério a proteção da natureza, expandir as iniciativas de conservação entre fronteiras e reduzir os impactos das barreiras na fronteiras sobre as espécies será realmente importante – embora não haja nenhum substituto para combater as emissões de gases de efeito estufa na raiz da questão”.
O movimento animal é mais provável de acontecer na América do Sul, entre a floresta amazônica e os Andes; ao redor dos Himalaias; e em partes da África Central e Oriental – todos os locais onde as emissões per capita são menores, em relação à Europa e à América do Norte.
Mark Titley, co-autor de Willis, destacou as “grandes desigualdades” entre os países mais poluidores e os países – e suas populações de vida selvagem – que serão mais afetados pelas mudanças climáticas.
“Felizmente, nossos modelos também mostram como reduções fortes e urgentes de emissões, de acordo com o Acordo de Paris, poderiam reduzir muito os impactos sobre a biodiversidade e aliviar o peso de tais perdas em nações menos ricas”, disse ele. “Os líderes mundiais devem aproveitar a oportunidade na conferência climática Cop26 de novembro em Glasgow para aumentar as promessas ambiciosas de redução de emissões, ou arriscar enormes danos ao mundo natural e a nossas sociedades que dele dependem”.
A pesquisa, financiada pelo Natural Environment Research Council e realizada em colaboração com a BirdLife International, está publicada na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

    Você viu?

    Ir para o topo