A crise da Covid-19 afetou o mundo e inclusive os hábitos alimentares da população, é o que mostra informações coletadas pela plataforma Google Trends, administrada pelo Chef’s Pencil – estabelecimento gastronômico – para classificar os países e cidades mais adeptas a uma alimentação à base de vegetais.
A descoberta foi que as pesquisas na categoria de “veganismo” (incluindo pesquisas realizadas em qualquer idioma) do site obteve índice mais altos em 2020, é o que afirma o Chef’s Pencil: “Os dados do Google Trends mostram que a popularidade do veganismo está no auge, ultrapassando o recorde anterior registrado em 2019. Para colocar as coisas em perspectiva, o veganismo agora é duas vezes mais popular do que há apenas cinco anos, e não mostra qualquer sinal de desaceleração”.
“A pandemia não parou o crescimento do veganismo, mas na verdade adicionou um pouco de combustível à sua popularidade. As pesquisas por receitas veganas dispararam e ainda estão muito fortes, embora o bloqueio tenha terminado em muitas partes do mundo”.
Outra tendência, foi apontada na pesquisa da HappyCow, que demonstra que durante o período da pandemia, mais restaurantes cuja a culinária é a base de plantas abriram do que fecharam. E a Impossible Foods, um dos maiores produtores de pratos à base de vegetais do mundo, anunciou vendas recordes.
O mundo melhor agora
Além da preocupação com a sua própria saúde e bem-estar “as pessoas querem que o mundo mude para melhor agora e estão procurando maneiras de mostrar compaixão”, é o que afirma Alex Beckett, diretor associado da Mintel, empresa líder em pesquisa de mercado.
Segundo Beckett, os consumidores estão cada vez mais buscando aliar a compaixão pela natureza, a necessidade de ingestão maior de nutrientes e cortar a proteína animal da sua alimentação, como forma de enfrentar, por exemplo, a crise climática.
E acrescenta que: “Mesmo antes da disseminação da Covid-19, víamos um interesse crescente em alimentos e bebidas à base de plantas nos mercados globais. Pode muito bem ser que a pandemia esteja acelerando essa tendência. Por exemplo, na China, vimos disparar vendas das novas opções de carne à base de vegetais em KFC e Pizza Hut. ”
“O normal”
De acordo com a The Vegan Society (Sociedade Vegana, tradução livre), com o aumento da oferta produtos veganos nas prateleiras dos supermercados, muitos consumidores estão comprando itens que não dariam uma ‘segunda olhada’ alguns meses atrás.
“Muitas pessoas estão experimentando essas alternativas pela primeira vez e gostando tanto delas que pretendem mantê-las na lista do supermercado quando voltarmos aos tempos normais”, disse Matt Turner porta-voz da The Vegan Society que finaliza “seja por conveniência, custo, preocupação com seu próprio bem-estar, o meio ambiente ou direitos dos animais, agora estão vendo essas opções veganas como o novo normal”.