A gata ajudou sua tutora a vencer o luto gerado pela morte de uma pessoa com a qual ela namorava
A estudante Clara Diniz superou um luto com a ajuda de uma gata. A companhia do animal foi fundamental para a jovem conseguir passar por esse momento difícil.
“Eu namorava uma pessoa que faleceu. E ela surgiu na minha vida como uma companhia. Naquele momento ela foi minha companhia, minha psicóloga, uma amiga e tudo o que eu precisava naquele momento”, contou ao G1.
Em homenagem à gata, Clara fez uma tatuagem de uma mulher e um gato lendo um livro. O ato demonstra todo o amor da jovem pelo animal.
A veterinária Ana Gabriela Moura lembrou que os gatos mantêm muito do instinto primitivo e se consideram caçadores. Apesar disso, são bastante companheiros.
“Eles escolhem quando e onde querem receber carinho. Tem pontos estratégicos que o gato gosta que o tutor pegue e isso depende de cada felino, por isso, é importante que o dono seja atento e identifique esses momentos em que o gato demonstra que quer carinho”, explicou.
Os cuidados com a saúde do animal e com a alimentação dele também são fundamentais. “As pessoas acham que pelo gato ter essa característica mais independente não precisa ter um cuidado com as vacinas, mas isso é um mito e é necessário vacinar o gato contra todas as viroses que o animal possa ter, além de levá-lo constantemente ao veterinário”, informou.
A vendedora Fátima Leite explicou que existem itens essenciais para os gatos, que todo tutor, inclusive os de primeira viagem, precisam ter.
“É um kit básico para o felino. Nele é incluso a bandeja higiênica, a pazinha, a areia e brinquedos para que o animal possa se exercitar”, disse.