A segunda maior cidade da Índia, Delhi, planeja criar uma casa especial para os idosos e para algumas das milhares de vacas, em uma nova campanha de bem-estar animal que também visa reduzir o número de macacos e cães abandonados.
De acordo com o Daily Mail, o Ministro do Desenvolvimento, Gopal Rai, disse que o programa divulgou na última quarta-feira que “vacas e cidadãos idosos coexistirão, cuidando uns dos outros” nas instalações-piloto planejadas no sudoeste de Delhi.
“Quando uma vaca envelhece, geralmente, ela é abandonada e acaba em um gaushala (abrigo para vacas). Da mesma forma, os seres humanos também são abandonados e enviados para lares de idosos, mesmo por famílias ricas”, disse Rai à uma mídia local.
Outras medidas incluem o “controle de natalidade” para os macacos onipresentes, travessos e ocasionalmente perigosos da capital indiana, a esterilização de cães abandonados e chips eletrônicos em vacas e animais domésticos.
Além disso, pessoas incapazes de cuidar de suas vacas – uma visão comum nas estradas de Delhi, que impedem o tráfego e comem lixo – poderão alojar seus animais em albergues especiais por uma pequena taxa.
Desde que o Partido da Direita Bharatiya Janata, do primeiro-ministro nacionalista hindu Narendra Modi, subiu ao poder em 2014, as vacas – sagradas para os hindus – ganharam um status quase VIP.
Rumores de vacas sendo levados para matadouros provocaram represálias sangrentas e tumultos religiosos.
Todos os meses, cerca de 600 cabeças de gado são reunidas em Delhi e realocadas em cinco abrigos.
Um censo de 2012 descobriu que havia mais de cinco milhões de vacas perdidas em toda a Índia e mais de 12.000 em Delhi.