EnglishEspañolPortuguês

Maior festival vegetariano do mundo acontece em Israel

17 de outubro de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Milhares de pessoas lotaram o Festival em Israel. Foto: The Times of Israel
Milhares de pessoas lotaram o Festival em Israel (Foto: The Times of Israel)

Conforme publicado recentemente pela ANDA, uma grande rede mundial de pizzas escolheu o país de Israel para lançar sua primeira opção vegana. Agora, centenas de pessoas compareceram ao primeiro Congresso Vegano do país, em Tel Aviv. Com isso, Israel adiciona outro troféu à sua estante – o país acaba de ser palco do maior festival vegano do mundo. As informações são do One Green Planet.

O festival Vegan Fest 2014 aconteceu no Parque Nacional de Ramat Gan e atraiu milhares de pessoas. Quinze mil ingressos foram vendidos para o evento, que abrigou uma centena de estandes para empresas e organizações veganas. Entre as amostras e brindes, havia a pizza vegan da Domino, preservativos, sobremesas do Oriente Médio, cosméticos, suplementos e diversos tipos de comida.

Entre os palestrantes estavam o Professor Richard Schwartz, de Nova York, que disse ao jornal The Jerusalem Post: “Ter o maior festival vegano do mundo acontecendo em Israel é uma homenagem a esse país. Isso demonstra que muitos judeus levam a sério os ensinamentos judaicos sobre a compaixão, a gestão ambiental, a preservação da vida humana e a preocupação com os pobres”.

Segundo a reportagem, Israel realmente concentra o maior número per capita de vegetarianos no mundo – cerca de 4% da população. O estilo de vida tornou-se mais popular no país recentemente, o que o The Times of Israel atribui em parte aos esforços da ativista Tal Gilboa, que foi a ganhadora de uma versão recente do reality show “Big Brother” de Israel. Durante seu tempo no programa, ela foi capaz de convencer outros concorrentes a mudarem a sua dieta.

Israel vem sendo destaque nas notícias com relação ao vegetarianismo também porque, no dia 10 de junho desse ano, elegeu o seu primeiro presidente vegetariano, conforme foi noticiado na ANDA. Além de ser o primeiro vegetariano a governar o país, Reuven Rivlin é um dos únicos chefes de estado vegetarianos do mundo. Pelo que se tem notícia, além dele, nos últimos tempos há apenas o presidente do Uruguai, José Mujica, com o que se pode concluir que haja apenas dois presidentes vegetarianos de um total de 206 países no mundo nos dias atuais.

Diante dessa concentração de particularidades recentes, pode-se dizer que Israel parece ter um papel importante na influência da mudança mundial ao veganismo no presente e no futuro próximo.

Você viu?

Ir para o topo