É considerado estável, porém ainda grave, o estado de saúde de um filhote de onça parda resgatado com um corte no crânio e marcas de tiro na Zona Leste de Ribeirão Preto (SP). Na tarde desta terça-feira (10), o animal foi solto em um recinto no Zoológico Municipal, onde está internado, mas permaneceu deitado e não saiu da jaula.
A onça – um macho de aproximadamente 2 anos – foi capturada pelo Corpo de Bombeiros na noite desta segunda-feira (9) em uma chácara no Jardim Anhanguera. O animal foi encontrado com manchas de sangue e um corte profundo no crânio, provavelmente causado por golpe de arma cortante, segundo o zootecnista Alexandre Gouvêa, responsável pelo Zoológico Municipal.
Ainda de acordo com Gouvêa, a onça apresentava marcas de tiro no corpo. O animal passou por uma cirurgia e permanece em observação. Os veterinários do zoológico constataram que a onça sofreu traumatismo craniano. Além disso, o golpe atingiu a meninge, o que pode causar danos irreversíveis ao animal. O estado de saúde ainda é considerado grave.
Gouvêa afirma que a onça deve continuar em tratamento no zoológico por sete dias, quando será realizada uma avaliação para definir se o bicho poderá ser solto novamente. “O prognóstico do animal é muito desfavorável. Ele ainda não conseguiu andar. Nestes sete dias, ele ficará em observação e receberá mais curativos. É um período fundamental para termos ideia se ele vai poder ser solto”, diz.
Fonte: G1