Por Vinicius Siqueira (da Redação)
Mais de 100 focas órfãs filhotes foram salvas por ativistas após serem afastadas de suas mães devidos ao recente temporal no leste da Inglaterra. Os filhotes adoráveis, muitos deles com menos de três semanas de idade, estavam em uma constante necessidade de carinho e foram separados de suas progenitoras após uma grande maré atingir a costa leste. As informações são do Daily Mail.
É esperado que cada filhote precise de cinco meses de reabilitação após terem sido separados de suas mães e muitos deles precisarão de ajuda extra, já que o Centro de Vida Selvagem de East Winch, em Norfolk, está com a capacidade máxima.
O centro precisa da ajuda pública para conseguir cuidar dos animais, da mesma forma, toda a equipe do centro está lutando para lidar com o número altíssimo de focas, nunca visto antes.
O administrador do centro, Alison Charles, relata que “nunca antes tivemos um resgate de focas tão grande como agora”. E continua, “Se não fosse por nós, essas focas morreriam de fome. Mas nós precisamos realmente de ajuda pública, porque sem doações, nós simplesmente não poderemos fazer o que fazemos”.
“Isto não poderia ter acontecido em pior hora para as focas”.
“Nós estamos na estação de nascimento de filhotes da foca-cinzenta, o que significa que a maioria das pobres focas são dependentes do leite materno”, continua Charles.
As colonias de focas são comuns ao longo da costa de Norfolk, quando vêm para as praias a fim de se reproduzir de Novembro à Janeiro.
Temia-se que centenas de focas seriam mortas com a chegada de grandes ondas na costa, durante quinta-feira (05) e sexta-feira (06).
Filhotes não podem nadar nem sobreviver sem o leite de suas mães até que tenham desenvolvido suas distintas peles brancas.
Voluntários contaram 440 filhotes na praia, em um local de procriação, em Horsey, mas somente 177 após a quebra das ondas.
Mas os guardas ambientais de Blakeney Point, umas das maiores colônias com cerca de 1000 focas, entre adultas e filhotes, disse que haviam conseguido contar a vasta maioria das focas.
“Isso faz parecer que a maioria das focas e de seus filhotes são capazes de subir para locais mais altos e escapar dos piores momentos da maré”, disse um porta-voz dos guardas.
A RSPCA lançou um apelo de crise para ajuda de focas órfãs, pedindo doações destinadas à compra de alimentos e tendo como objetivo máximo, levar novamente as focas para seu habitat.