EnglishEspañolPortuguês

Fotógrafo choca mundo com registro de ursa polar raquítica: ‘Mudança climática’

2 de setembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Extra Globo
Extra Globo

Um fotógrafo alemão chocou internautas ao compartilhar em uma rede social a imagem de urso polar excessivamente magro e escrever um alerta sobre a mudança climática no planeta. Segundo Kerstin Langenberger, o retrato do animal vagando sobre uma pequena calota de gelo, visivelmente abatido, foi feito nas Ilhas Svalbard, localizadas entre a Noruega e o Polo Norte. Desde que foi publicada no Facebook no último dia 20, a imagem já foi compartilhada mais de 27 mil vezes e colecionou milhares de comentários.
De acordo com o fotógrafo, o aspecto físico do urso polar – animais conhecidos por serem bem grandes – se deve às mudanças climáticas, que têm trazido dificuldades para a sobrevivência da espécie pela escassez de comida. “Sim, eu vi ursos em boa forma, mas eu também vi outros mortos ou passando fome. Ursos andando na costa à procura de comida, tentando caçar alces, comer ovos de aves, musgos e algas”, explica o alemão, que acrescentou: “Muitas vezes, eu vi ursas muito magras e essas são exclusivamente fêmeas, como essa (da foto). Um mero esqueleto, ferida numa pata dianteira, possivelmente por uma tentativa desesperada de caçar uma morsa”.
Em sua mensagem, Langenberger ainda faz um apelo: “A mudança climática está acontecendo grandiosamente aqui no Ártico. E é nossa escolha tentar mudar isso. Então, vamos fazer algo contra a maior ameaça do nosso tempo”.
Na redes social, muitos internautas se mostraram impactados pela imagem. “Que desastre! Pobres animais!”, disse um deles. Outro acrescentou: “O homem está fazendo da terra um inferno para os animais”.
As Ilhas Svalbard são um ponto turístico que costumam atrair pessoas de todo o mundo interessadas em ver ursos polares.
Fonte: Extra Globo

Você viu?

Ir para o topo