Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais
O dia 4 de outubro é uma data bastante especial: é o Dia Mundial dos Animais cujo objetivo é celebrar as vidas de todos os seres sencientes e incentivar os seres humanos a terem compaixão por outras espécies.
A data foi escolhida em homenagem ao Dia de São Francisco de Assis e começou a ser comemorada em 1931, em um Congresso Ambiental na cidade de Florença, na Itália. Em 2003, a ONG Naturewatch Foundation, sediada em Cheltenham, no Reino Unido, lançou o site do Dia Mundial dos Animais, contribuindo para torná-lo um movimento global que visa, acima de tudo, construir um mundo de paz para todos.
Ao longo dos anos, a ONG tem implementado uma série de campanhas inovadoras, como a Compassionate Shopping Guide, que encoraja as pessoas a adotarem hábitos de consumo que não financiam a exploração de outros animais.
Pessoas em todo o planeta são convocadas a se mobilizar para a construção de um mundo melhor para todas as espécies. O Dia Mundial dos Animais é comemorado de formas diferentes em cada país, independentemente da sua nacionalidade, religião, fé ou ideologia política.Todas as ações em prol desta causa são importantes, o fundamental é sensibilizar e educar o público para reconhecer outros animais como seres sensíveis que merecem ter suas vidas respeitadas.
Em 2007, a Naturewatch Foundation iniciou seu programa de embaixadores. Hoje existem 92 embaixadores que representam 74 países. “Tudo o que fazemos durante a celebração do Dia Mundial dos Animais tem sido uma grande lição para governantes, comunidades locais e escolas em todo o país. Muitas pessoas compreendem agora por que é importante levar o bem-estar animal a sério”, declara Thomas Kahema, embaixador da Tanzânia e membro da Sociedade de Bem-Estar Animal do país.
“Trata-se de educar, conscientizar, influenciar e inspirar os jovens a criar um mundo, onde uma coexistência harmoniosa com os animais seja uma realidade”, completa a embaixadora do Sri Lanka Otara Gunewardene.
Ações de conscientização
Diversos eventos procuram dialogar com o público sobre os direitos animais. A Associação Natureza em Forma – que resgata e promove a adoção de animais domésticos – irá organizar uma festa especial na Rua General Jardim, 234, em São Paulo. Ela será realizada das 10h às 20h e contará com artesanato, praça de alimentação vegana, yoga, música, dança, reiki para os animais domésticos, espaço para as crianças e feira de adoção.
Na Ucrânia, um ginásio em Kiev, iniciou uma exposição de arte para estimular as pessoas a escreverem ensaios sobre os animais para transformá-los em um ebook. Outra exibição no Panamá chamada “Retratos de Animales”, promovida entre setembro e outubro deste ano, expõe imagens de animais mantidos em cativeiro e em liberdade para ressaltar que eles também possuem direitos.
Na Austrália, ativistas farão um protesto exigindo o fim da exportação de animais vivos. Já a cidade de Zagreb, na Croácia, promoverá uma variedade de eventos educacionais, culturais e gastronômicos, incluindo um piquenique vegano.