Para incentivar a adoção de animais, o Centro de Controle de Zoonoses criou uma campanha com uma árvore de Natal decorada com fotografias dos animais que estão disponíveis para a adoção, em Votorantim (SP).
As árvores, que ficam coladas em paredes, estão distribuídas em locais estratégicos em diversos pontos públicos da cidade.
“Hoje a gente anda pela cidade e vê muitos animais em situação de rua que estão sem cuidados. Essa campanha é para fazer as pessoas adotarem”, explica o motorista Galileu de Oliveira.
Em 2024, quase nove mil denúncias de maus-tratos foram feitas em todo o estado, sendo que 84 deles foram em Sorocaba (SP). A campanha busca diminuir estes números.
Crimes de maus-tratos
No início do mês, um canil clandestino que funcionava em um antigo hotel de Jundiaí (SP) foi fechado. Cerca de 30 animais, entre cães e gatos, com sinais de desnutrição e anemia foram resgatados. O autor do crime foi preso e multado em mais de R$ 120 mil.
Um mês antes, uma idosa de 71 anos foi multada em mais de R$ 20 mil após a Polícia Civil encontrar mais de 30 animais, entre cães e pássaros, em situação de maus-tratos em uma casa de Itapetininga (SP).
“O nosso objetivo é que esses animais possam encontrar um lar que possa dar amor e carinho, porque a maioria deles sofreram muito na vida, foram recolhidos em condições precárias, maus-tratos ou foram abandonados. A gente espera que eles possam encontrar bons lares, que possam dar amor para eles”, diz Édson de Almeida, chefe do setor da Zoonoses.
Édson ainda pontua que muitas pessoas desconhecem que a Zoonoses possui animais disponíveis para adoção, e que estes animais estão vacinados, castrados e vermifugados.
Como adotar
Além de consultar os pontos com fotos distribuídos pelo município, os interessados em fazer uma adoção responsável podem agendar visitas no canil municipal pelo telefone (15) 3243-3807.
Fonte: G1