A prefeitura municipal de Taubaté, SP, através do Projeto Melhor Amigo, desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses, vem incentivando a intensificação de ações primordiais para o controle do abandono de animais nas ruas da cidade, entre elas a realização de Mutirões de Castrações.
Os Mutirões, que já eram desenvolvidos no CCZ, agora estão sendo levados para vários bairros da cidade, facilitando o acesso da população mais carente, que muitas vezes não tem como locomover seus animais até a Zoonoses.
No último dia 22, os moradores da Esplanada Santa Terezinha receberam a equipe do CCZ, para castrações de seus animais. A ação aconteceu na sede do CEREAS – Centro de Referencia em Assistência Social – e foram castrados mais de 40 animais.
Com essas ações, o CCZ já realizou mais de 2.500 castrações são no ano de 2011. De acordo com a Drª Mylene Iemini, veterinária responsável pelo CCZ, tomando como base duas crias por ano e seis filhotes por cada, a estimativa é de que, com esse número evitou-se, em média, o nascimento de 30 mil filhotes, muitos desses estariam vagando nas ruas da cidade.
Todas as castrações de animais realizadas pelo CCZ são gratuitas e realizadas em animais de munícipes carentes ou recolhidos nas ruas
Outras ações desenvolvidas pelo CCZ são as Palestras sobre Guarda Responsável, o Projeto “CCZ vai a Escola” e as Feiras de Adoção, realizada todos os sábados, na Praça Dom Epaminondas, das 8 às 12 horas, disponibilizando para adoção filhotes e animais adultos.
Para mais informações entrar em contato pelo telefone 3625.5047 ou comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Estrada Amácio Mazzaropi, s/nº (próximo ao Hotel Fazenda Mazzaropi), das 14 às 17 horas.
Fonte: Diário de Taubaté