Por Fabíola Cunha
Diariamente encontramos cães e gatos famintos e doentes nas ruas de Rio Claro (SP), situação resultante da falta de cuidados básicos com os animais que são adquiridos pela população.
No Centro de Controle de Zoonoses, o centro cirúrgico inaugurado há cinco meses já castrou 1015 cães e gatos até esta sexta-feira (23). São animais que não vão procriar sem controle e terão uma existência mais tranquila ao lado do tutor.
A veterinária Camila Ramos explica que o trabalho desenvolvido no local é preferencialmente direcionado às pessoas de bairros carentes, que não possuem condições financeiras para custear o procedimento em uma clínica particular.
Ela ressalta também que apenas o serviço oferecido ali não é suficiente para controlar a população dos animais e evitar abandono e maus-tratos: é preciso que cada um conscientize-se e exerça a guarda responsável.
O CCZ também abriga cães e gatos que podem ser adotados. Eles já saem de lá vacinados, vermifugados e castrados. Os interessados podem entrar em contato pelo 3527-0309, entre 7 e 17 horas, de segunda à sexta-feira.
Assista ao vídeo da reportagem:
Fonte: Jornal Cidade