EnglishEspañolPortuguês

VIDAS DESCARTÁVEIS 

Zoológico pede doações de animais domésticos em rede social para a alimentação dos tigres e leões aprisionados

Cavalos, coelhos, porquinhos-da-índia e galinhas serão doados como objetos e tratados como alimento, não como animais que podem sentir dor, medo e sofrimento.

4 de agosto de 2025
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Facebook / Reprodução

O Aalborg Zoo, na Dinamarca, pediu publicamente que tutores doem seus animais domésticos, incluindo cavalos, coelhos, galinhas e porquinhos-da-índia, para servirem de alimento vivo ou morto para os animais aprisionados no zoológico, sob a justificativa de “imitar a cadeia alimentar natural” e garantir o “bem-estar” de tigres e leões.

Em postagem no Facebook, o Zoológico afirma que os animais domésticos, doados como objetos, serão mortos por uma equipe treinada antes de serem servidos como alimento para os felinos aprisionados.

O zoológico alega que a prática é necessária para “estimular comportamentos naturais” dos felinos, mas animais selvagens não deveriam estar presos em cativeiro, muito menos dependendo de doações de animais domésticos para sobreviver. Se o Aalborg Zoo realmente se importasse com a natureza, reintroduziria esses animais em habitats protegidos, em vez de aprisioná-los em jaulas, os explorando para entretenimento humano.

A ideia de que cavalos, coelhos e porquinhos-da-índia devem ser mortos por humanos para alimentar outros animais é absurda. Esses animais têm valor próprio e não são uma “ração viva” descartável.

Em comentários da postagem, algumas pessoas expressaram repúdio ao pedido do zoológico. “Uma mentalidade profundamente perversa e degradante está por trás dessa ideia doentia, que retrata a terrível tendência de indiferença com os animais na Dinamarca. Pensar em dar o seu animal doméstico como alimento é o mais desrespeitoso e indigno que se pode imaginar”, dizia um comentário.

O zoológico tenta suavizar a realidade ao dizer que os animais são “eutanasiados com cuidado”, mas o sacrifício deveria ser usado apenas casos de sofrimento incurável, não para facilitar a alimentação de animais aprisionados.

“O que o zoológico chama de ‘imitação da cadeia alimentar natural’ nada mais é do que a institucionalização da violência contra animais. Cavalos, coelhos, galinhas e porquinhos-da-índia não são recursos para alimentar a indústria do entretenimento que explora animais selvagens. Se realmente quisessem respeitar a natureza, devolveriam os felinos para habitats protegidos, em vez de mantê-los aprisionados e ainda matar outros indivíduos para sustentar essa farsa.”, declarou Silvana Andrade, presidente da ANDA.

Enquanto existirem zoológicos, animais serão tratados como objetos de exibição e o Aalborg Zoo não é exceção. Eles lucram com o sofrimento alheio, vendendo ingressos para pessoas que veem leões deprimidos e tigres neuróticos em recintos minúsculos.

    Você viu?

    Ir para o topo