Por Rafaela Pietra (da Redação)
Um zoológico que tem apenas estátuas de animais? Seria o parque ideal para muitos dos protetores e militantes da causa animal, que defendem o direito de todo animal de viver em liberdade. Mas, esse pequeno sonho é um realidade na fronteira entre os estados de Uttar Pradesh e Madhya Pradesh, na Ìndia. O fotógrafo indiano Tanvi Mishra registrou o local que atrai muitos visitantes na região de Singrauli.
Singrauli é uma importante produtora de fontes deenergia no país. Usinas de carvão na região geram mais de 12% da eletricidade da Índia. No entanto, o desenvolvimento prejudicou grandemente o meio ambiente no local.
A poluição, segundo o fotógrafo, explica por quê o zoológico é artificial. Florestas de mais de cem anos foram derrubadas para facilitar a mineração do carvão. Por causa disso, tribos foram deslocadas e a vida selvagem desapareceu. E, mesmo que não sejam pelos motivos certos, a idealização de um zoo onde os animais são feitos de materiais sintéticos, preservando a vida de animais reais e zelando por sua saúde e liberdade, é uma atitude maravilhosa.
A atração ─ onde os animais são feitos de concreto e plástico ─ foi criada por uma das companhias estatais de energia que operam na região, a National Thermal Power Corporation, segundo a BBC.
“O zoológico é um lembrete sombrio do relacionamento que agora existe entre o homem e a natureza”, afirma Tanvi Mishra.
Mas, mesmo sombrio, este lembrete pode servir para, primeiro, influenciar outros parques e, principalmente, demonstrar que, antes de mais nada, a saúde e a liberdade dos animais são a prioridade.