Por Patricia Tai (da Redação)
Foi descoberto um novo espaço utilizado como zoológico a explorar animais para entretenimento humano. Gorilas, tigres e pinguins são mantidos em jaulas e forçados a realizar performances no piso superior de uma loja de departamentos em Bangkok, na Tailândia. As informações são do Daily Mail.
Os animais ficam em dois andares superiores da loja Pata, na movimentada área de Bang Phlat.
Estima-se que 200 animais sejam mantidos no local, onde há shows regulares nos quais macacos fazem exibições com fogo, apresentam-se travestidos e participam de lutas com os tratadores.
Enquanto isso, no andar de baixo, clientes compram camisetas, relógios e sapatos.
Imagens mostram um solitário pinguim próximo a uma pequena piscina de água com ar condicionado para manter o ambiente frio no escaldante calor tailandês.
Enquanto isso, o gorila King Kong é visto em silêncio segurando as barras de ferro de sua jaula.
O zoológico privado cobra 6,5 dólares de entrada de turistas. Segundo a reportagem, acredita-se que haja maior frequência por parte de moradores locais.
O fotógrafo britânico Bronek Kaminski, que passou 18 meses documentando secretamente os animais, disse que em duzentos passos os visitantes podem vislumbrar 50 animais exóticos.
Bronek disse: “Imagine um zoológico suspenso sobre uma loja de departamentos de médio porte. Os animais estão em jaulas pequenas e você pode vê-los andando dentro delas para lá e para cá, extremamente entediados. Eles parecem zangados e agitados. Muitos aparentam estar enlouquecendo por estarem presos e sozinhos dentro das jaulas minúsculas. É um dos piores zoológicos que já vi em minha vida”.
“Nos shows, eles obrigam os orangotangos a andarem de bicicleta e levantarem pesos. Macacos fazem performances vestidos e maquiados, e são forçados a cantar em um palco”, acrescentou o fotógrafo.
Estas condições motivaram grupos ativistas de direitos animais a pedirem o fechamento do local.
Edwin Wiek, fundador da ONG Thailand’s Wildlife Friends Foundation e que fez campanha pelo fim do zoológico, disse que há muitas boas razões pelas quais ele tem de ser fechado.
O zoológico afirma que eles estão reproduzindo animais em cativeiro visando a conservação, mas os ativistas denunciam que os propósitos são comerciais.
O Daily Mail fez várias tentativas de contato telefônico com os proprietários do Zoológico, sem sucesso.
Em 2010, dirigentes do Pata Zoo declararam que os animais tinham espaço suficiente para “se moverem livremente e se exercitarem” e que estavam “saudáveis e bem cuidados”.